- Publicidade -

Segunda sem carne: Aprenda a fazer panqueca vegetariana

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

- Publicidade -

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

O prato de hoje é: Panqueca Vegetariana.

Ingredientes

1 1/2 xícara de Farinha de Trigo Branca;

- Publicidade -

3 colheres (sopa) de Aveia em flocos finos;

1 colher (chá) de Sal;

Orégano a gosto;

- Publicidade -

Salsa desidratada a gosto;

1 colher (sopa) rasa de Bicarbonato de Sódio;

1 colher (sopa) de Óleo;

1 colher (sopa) de Vinagre;

1 1/2 xícara de Água.

Modo de Preparo

Em um recipiente misture a farinha, aveia, sal, orégano e salsa. Acrescente o bicarbonato (não mexa), o vinagre, o óleo e uma xícara de água. Raspe as laterais do recipiente e mexa vigorosamente com um batedor até ficar sem grânulos de farinha. Sinta a consistência da massa, ela deve ser leve, de forma que se espalhe facilmente na frigideira. Se for necessário acrescente mais água.

Em uma frigideira antiaderente, espalhe um fio de óleo uniformemente, usando um pincel ou mesmo um guardanapo, e leve ao fogo. Para uma panqueca fina, tipo crepe, separe 1/2 xícara da massa. Despeje na frigideira aquecida e já vai espalhando a massa para ganhar forma. Vá soltando a massa pelas laterais até que ela fique solta na frigideira, então vire. Repita até acabar a massa. Sempre antes de despejar a nova massa passe o mesmo guardanapo ou pincel usado antes para espalhar óleo, não é necessário jogar mais óleo!

Opções de Recheio

Molho de tomate temperado + Cenoura crua + Castanha de Cajú + Champignon + Alface

Rúcula + Tomate Seco

Abobrinha refogada + Cenoura + Castanha do Pará

Berinjela refogada + Azeitona + Tomate

Tofu refogado + Espinafre + Alho

Rendimento

Seis panquecas grandes.