- Publicidade -

Segunda sem carne: Aprenda a fazer um Mac n’ Cheese vegano

A “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

- Publicidade -

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

O prato de hoje é: Mac n’ Cheese vegano

Ingredientes

– 500g de massa de sêmola tipo espiral [aquela cobrinha com furo no meio]

- Publicidade -

– 3 xícaras de batata inglesa picada

– 1 xícara de cenoura picada

– 2 cebolas pequenas

- Publicidade -

– 1/3 de xícara de azeite de oliva

– 1 xícara de castanha de caju crua

– 1 colher de chá de alho picadinho

– 1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon

– 1 colher de sopa de sal marinho

– 1 colher de chá de pimenta preta moída na hora

– 1 colher de chá de pimenta caiena

– Suco de 1/2 limão

– 2/3 de xícara de panko

– 1 colher de chá de páprica

Modo de preparo

Cozinhe a massa em água com sal até que esteja al dente. Este é um passo importante, já que a massa vai ser gratinada no forno. Escorra a massa e reserve.

Em uma panela média/grande, coloque as batatas, cenouras e cebolas picadinhas. Cubra com água e leve ao fogo médio até que cozinhem e fiquem bem macias a ponto de serem facilmente esmagadas com um garfo. Não escorra a água! Ela será usada daqui a pouquinho!

Enquanto os legumes cozinham, bata no liquidificador as castanhas com alho, azeite de oliva, suco de limão, sal, pimenta preta e caiena até que obtenha uma pasta espessa, porém lisa.

Ainda no liquidificador, acrescente os vegetais cozidos juntamente com a água que restou do cozimento. Bata bem por cerca de 3 minutos ou até que seu creme de “queijo” esteja liso e lindo. Prove um pouquinho e, se necessário, corrija o sal e a pimenta.

Coloque a massa cozida em um refratário e cubra com o molho. Dê uma cutucada nos cantinhos principalmente, pra ter certeza de que todas as partes da massa estarão envoltas no molho de “queijo”.

Por fim, polvilhe uma camada de panko misturado com páprica sobre a massa e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que o molho esteja borbulhante e o panko bem sequinho.

Esta receita rende 6 porções generosas pra impressionar os amigos veganos ou não.

Do Segunda Sem Carne