- Publicidade -

Segunda Sem Carne: Aprenda a fazer bolinho caipira

O clássico bolinho caipira tem a sua versão vegana, sem ingredientes de origem animal

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

- Publicidade -

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

O prato de hoje é Bolinho Caipira

Ingredientes:

Massa

– 250g de farinha de milho amarela;

– 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada;

- Publicidade -

– 1 cubo de caldo de legumes;

– 750 ml de água;

– 2 colheres (sopa) de óleo.

- Publicidade -

Recheio

– 1 xícara e 1/2 (chá) de proteína de soja texturizada (da clara e miúda);

– 1 cebola média em cubinhos;

– 2 dentes de alho amassados;

– 1 colher (sobremesa) de páprica picante;

– Pimenta a gosto;

– Cheiro verde a gosto;

– Shoyu (vá adicionando aos poucos e provando, para ajustar o sabor);

– Água (para hidratar a proteína de soja);

– 3 colheres (sopa) de óleo de girassol;

– Óleo para fritar

Modo de Preparo:

Massa

Misture a farinha de milho com a farinha de mandioca em uma tigela resistente ao calor. Enquanto isso ferva a água e dissolva nela o cubo de caldo de legumes. Quando a água estiver fervendo, misture às farinhas (vá colocando aos poucos) e mexa rapidamente com uma colher de pau. Com a massa ainda quente (se esfriar, fica mais difícil de modelar), modele os bolinhos: faça bolinhas, abra na palma da mão e coloque cerca de uma colher de sopa (bem cheia) da proteína de soja. Feche e modele os bolinhos em formato alongado. Em uma panela pequena, esquente o óleo e quando estiver bem quente frite poucas unidades por vez (os bolinhos devem ficar submersos no óleo – frite-os até ficarem dourados). Depois de fritos, coloque em papel toalha.

Recheio

Ferva a água e coloque sobre a proteína de soja. Desligue o fogo e deixe hidratando por cerca de 10 minutos. Depois desse tempo, escorra a proteína de soja e lave em água corrente. Esprema pra tirar o excesso de água e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo de girassol, acrescente a soja e os temperos e vá mexendo, até a soja secar um pouco e absorver bem os temperos. Espere o recheio esfriar antes de rechear os bolinhos.

Rendimento: 20 porções