Inicio Culinária Aprenda a fazer escondidinho de mandioca

Culinária

Aprenda a fazer escondidinho de mandioca

A campanha foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

22 de junho de 2015 • Atualizado às 07 : 20

Aprenda a fazer escondidinho de mandioca
11.81K
0

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

O CicloVivo apoia esta causa e divulga semanalmente uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

O prato de hoje é: Escondidinho de Mandioca

Ingredientes:

– 1 kg de mandioca crua;

– 1 xícara de PTS miúda;

– 1 lata de tomate pelado (pode ser tomate ou molho de tomate);

– 1/2 xícara de azeitonas picadas;

– 1/2 xícara de cebola picada;

– 1/2 xícara de alho-poró picado;

– 1 xícara de ervilha congelada;

– Salsa picada a gosto;

– 4 colheres (sopa) de óleo;

– Sal a gosto.

Temperos desidratados:

– 1/2 colher (chá) de feno grego;

– 1 colher (chá) de mostarda em grãos;

– 1 colher (chá) de urucum;

– 1/2 colher (chá) de açafrão em pó;

– 1/2 colher (chá) de orégano;

– Pimenta-do-reino branca a gosto;

Preparo:

Descasque a mandioca e cozinhe em água com sal (em água que a cubra e panela tampada ou panela de pressão). Enquanto isso faça o molho: Coloque a proteína de soja para hidratar por uns dez minutos. Pique a azeitona, a salsa, a cebola e o alho-poró. Pique o tomate pelado em pedaços grandes. Separe a ervilha, os temperos desidratados e reserve.

Aperte bem a proteína de soja com as mãos para retirar a água. Aqueça o óleo numa panela e acrescente o feno grego, a mostarda, o urucum e a pimenta e deixe até começar a estourar os grãos de mostarda, então coloque a cebola, o alho-poró e a azeitona e refogue por um minuto aproximadamente. Coloque a proteína de soja, sal e deixe refogar uns cinco minutos mexendo sempre. Coloque o tomate e a ervilha e refogue mais dez minutos pra pegar bem o tempero (deixe em fogo baixo e panela tampada para o molho não secar).

Passe a mandioca cozida (pode estar quente) pelo espremedor ou amasse com o garfo na pia mesmo ou superfície lisa, pois terá que sovar a massa (dependendo da época e da mandioca, a massa ficará mais ou menos mole). Acrescente mais sal se necessário, a salsa, açafrão, orégano e sove.

Montagem:

Numa forma refratária de 18×28 aproximadamente coloque metade da massa de mandioca. Cubra com o molho de proteína de soja. Coloque o restante da massa de mandioca (se ficar mais durinha pode-se moldar pedaços pequenos e colocar lado a lado até preencher toda a forma). Tampe com papel alumínio e leve ao forno por uns 20 minutos.

(11809)

logo
Fechar
Abrir
logo