- Publicidade -

Segunda Sem Carne: Aprenda a fazer berinjela grelhada com molho de tomate

A campanha foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

- Publicidade -

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

O prato de hoje é: Berinjela grelhada com molho de tomate

Ingredientes:

Para as berinjelas

- Publicidade -

– 2 berinjelas cortada em rodelas finas

– Sal e pimenta a gosto

– Azeite para grelhar

- Publicidade -

Para o molho de tomate

– 1 kg de tomate-italiano maduro

– 150 ml de azeite

– 1/2 maço de manjericão de folhas largas (basílico)

– 5 dentes de alho grandes

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Berinjelas

Corte as berinjelas em fatias e distribua em uma peneira grande ou escorredor. Feito isso, salpique sal sobre as fatias e deixe descansar por aproximadamente 6 minutos. Enxague em água corrente e seque com papel toalha (se preferir, passe na farinha de trigo para grelhar). Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira grande, acrescente um fio de azeite, disponha as rodelas de berinjela e doure dos dois lados. Quando estiverem prontas transfira para um papel absorvente. Para servir, posicione no prato em forma de leque (veja a foto abaixo) e cubra com um pouco de molho de tomate.

Molho de tomate

Retire a pele e as sementes dos tomates e corte-os em cubinhos. Numa frigideira aquecida acrescente o azeite, em seguida o alho, deixe dourar um pouco e adicione os tomates. Cozinhe em fogo alto por 2 minutos e adicione o manjericão picado. Acerte o sal e a pimenta. Retire do fogo antes de ferver. Deixe descansar um pouco para pegar gosto.