Inicio Mobilidade SC deve ter ônibus movido a energia solar rodando ainda neste mês

Mobilidade

SC deve ter ônibus movido a energia solar rodando ainda neste mês

Por ser totalmente elétrico, o veículo pode evitar a emissão de 46,8 toneladas de CO2 por ano.

15 de dezembro de 2016 • Atualizado às 12 : 12

O ônibus possui pouco mais de 27 metros e capacidade para transportar 37 passageiros sentados. | Foto: Divulgação

SC deve ter ônibus movido a energia solar rodando ainda neste mês
2.33K
1

O estado de Santa Catarina está bem perto de ter um ônibus totalmente elétrico e movido a energia solar. O veículo deve estar em funcionamento ainda neste mês e é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a fabricante de tecnologia para veículos elétricos Eletra.

O ônibus, do modelo Marcopolo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U Elétrico, não tem a tecnologia que transforma a energia solar em eletricidade em sua própria estrutura. No entanto, ele possui grandes baterias, que serão alimentadas pela energia solar gerada dentro de um centro na universidade.

De acordo com o informativo disponibilizado pela Eletra, o ônibus possui pouco mais de 27 metros e capacidade para transportar 37 passageiros sentados. Ele também tem rampa de acesso para os portadores de necessidades especiais, ar-condicionado, wi-fi e pontos USB.

Por ser totalmente elétrico, o veículo pode evitar a emissão de 46,8 toneladas de CO2 por ano, se comparado aos ônibus tradicionais. Isso seria o equivalente ao que 5.800 árvores conseguem resgatar no mesmo período.

O sistema de tração desenvolvido pela Eletra tem motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência e autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo íon-Lítio (Energia de 128kW/h com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5h com carregador lento e 0,5h com carregador rápido).

A princípio, o ônibus elétrico será usado para fazer o transporte de alunos e professores dentro do campus da UFSC, mas a ideia é expandir o projeto para outros locais.

Redação CicloVivo

(2333)

logo
Fechar
Abrir
logo