- Publicidade -

São Paulo recebe prêmio internacional por ciclovias e faixas exclusivas

A cidade de São Paulo foi eleita uma das vencedoras da 10ª edição do Prêmio Transporte Sustentável.

A cidade de São Paulo foi eleita uma das vencedoras da 10ª edição do Sustainable Transportation Award (Prêmio Transporte Sustentável) por conta da implementação de 150 quilômetros de ciclovias e mais de 460 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. O prêmio, organizado pelo Institute for Transportation e Development Policy (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), foi entregue no último dia 13, em Washington, nos Estados Unidos.

- Publicidade -

Criado em 2005, o prêmio é concedido a cidades que implementam projetos de transporte inovadores e sustentáveis. Além de melhorar a mobilidade urbana, o projeto de transporte deve reduzir o efeito estufa e as emissões de poluição do ar, além de melhorar a segurança e acesso para ciclistas e pedestres. Os finalistas são selecionados por um comitê internacional de especialistas em desenvolvimento e organizações que trabalham no transporte sustentável.

Na premiação, a capital paulista foi representada pelo chefe de gabinete da São Paulo Transportes (SPTrans), Ciro Biderman. “Muitas cidades dizem que não têm dinheiro suficiente para os projetos de transporte, mas não é uma questão só de dinheiro. A implantação de ciclovias não custa muito. É uma questão de estar disposto e lutar para fazer. Trata-se de vontade política”, afirmou Biderman durante a premiação.

Além de São Paulo, a edição deste ano teve ainda como homenageadas as cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, também por conta das ações tomadas para a melhoria do transporte. Foi a primeira vez que houve empate e mais de uma cidade recebeu a premiação. A primeira cidade vencedora foi a colombiana Bogotá, em 2005, e no ano passado, a premiada foi Buenos Aires, na Argentina.

Da Secom

- Publicidade -