- Publicidade -

São Paulo pode ter dia mais poluído do ano

Das 26 estações de medição da qualidade do ar da Cetesb, apenas três marcam índices bons, as outras estão moderadas.

O tempo seco tem aumentado diariamente a concentração de poluentes em São Paulo. A cidade amanheceu, nesta quinta-feira (3), com a qualidade do ar muito ruim em bairros de diferentes regiões.

- Publicidade -

Das 26 estações de medição da qualidade do ar da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) espalhadas pela Grande São Paulo, apenas três marcam índices bons, as outras estão moderadas. Os meteorologistas alertam que este deve ser o dia mais poluído do ano até o momento.

A massa de ar seco que atua no Sudeste é normal para esta época do ano. Ela impede a formação de nuvens de chuva e com isso não há mudança na direção dos ventos, aí a concentração de poluentes fica maior durante os meses de inverno.

A previsão da Somar Meteorologia é de que a quinta-feira seja um dia quente, com máxima de 28°C, 7°C acima do normal para o mês de julho, e seco, pois a umidade do ar deve cair para 25% durante a tarde, o que colocará a capital paulista em estado de atenção.

A recomendação para dias assim é beber muita água, umidificar o ambiente e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. O tempo seco traz problemas como alergias, sangramento do nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos e aumenta o risco de doenças respiratórias.

- Publicidade -