- Publicidade -
| Foto: Cesar Ogata/SECOM

Com o objetivo de ampliar e distribuir a oferta de espaços públicos de convivência, descanso e lazer na cidade de São Paulo, a Prefeitura irá iniciar ainda neste mês a instalação de 32 novos parklets, plataformas instaladas como extensões temporárias de calçadas, formando uma minipraça. Será instalado um novo equipamento público por subprefeitura, e a expectativa é que toda a implementação seja concluída até o fim de 2016.

- Publicidade -

Os novos equipamentos vão se juntar aos 67 já instalados em São Paulo pela iniciativa privada em regiões comerciais e gastronômicas, recebendo estruturas como bancos, cadeiras, mesas, floreiras, jardins, guarda-sóis e aparelhos para a prática de exercícios físicos.

Considerados extensões da calçada, os parklets ocupam área de até 10 metros de extensão por 2 metros de largura, colocados em local de estacionamento. Apesar da maioria dos equipamentos existentes serem mantidos por empresas privadas, todos são espaços públicos e gratuitos, que podem ser usufruídos por qualquer cidadão paulistano.

| Foto: Cesar Ogata/SECOM
| Foto: Cesar Ogata/SECOM

A escolha dos locais de cada parklet público foi realizada entre as 32 subprefeituras e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da SP Urbanismo. Entre os locais que receberão os equipamentos estão o Largo do Socorro, na zona sul, e a rua Vitorio Santin, em Itaquera, zona leste.

O contrato com a vencedora da licitação, a empresa GP Comércio e Distribuidora de Mobiliário LTDA, foi firmado no início de setembro com a SP Obras. O prazo de execução dos 32 novos parklets é de 12 meses, contados a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogado por acordo entre as partes, mediante a celebração de termo de aditamento nos termos da Lei. A previsão é que todos estejam instalados até o fim de 2016. O valor do contrato é de R$ 949,9 mil.

- Publicidade -

Quer ver todos os parklets já implantados na capital paulista? Confira aqui.

As informações são da Prefeitura de São Paulo.

- Publicidade -