- Publicidade -

São Paulo ganha papeleiras inteligentes que funcionam com energia solar

O equipamento dotado de um sensor que avisa via SMS a situação da capacidade da lixeira.

Uma papeleira sustentável fabricada com material reciclado e que trabalha apenas com energia solar está em uso em São Paulo. A Inova Gestão de Serviços Urbanos, empresa que atua na região Noroeste da cidade, instalou cinco unidades da Big Belly, equipamento dotado de um sensor que avisa via SMS a situação da capacidade da lixeira. As mensagens são disparadas quando ela está vazia, com 80% de sua capacidade ocupada ou quando está totalmente cheia.

- Publicidade -

Conhecida como papeleira inteligente, ela necessita apenas de oito horas de sol para operar um mês inteiro, e, por meio de seu compactador automático, pode armazenar até 600 litros de resíduos sem necessidade de manutenção. O compactador de baixo consumo energético é alimentado por um painel solar instalado no topo da papeleira.


Foto: Divulgação

A tecnologia já está presente em mais de 30 países e chega agora ao Brasil. “Esse equipamento evita uma série de problemas que vemos com as papeleiras comuns, como o vandalismo, esgotamento rápido da capacidade de armazenamento, vazamento de chorume, contato de animais, impacto na operação da equipe que faz a manutenção e a eliminação dos problemas com papeleiras onde a demanda de resíduo é maior”, explica a gerente operacional da Inova, Eugênia Gaspar.

Outros benefícios são obtidos por meio da eliminação de sacos de lixo de papeleiras nas ruas, aumento da capacidade equivalente a 12 papeleiras convencionais e o software de gerenciamento que gera gráficos e relatórios dos esvaziamentos e respectivas datas. O uso da Big Belly também aumenta a eficiência das rotas de recolha do lixo e reduz o número de viagens, racionalizando o uso de combustível e de mão de obra. “Isso sem falar no ganho ambiental, que é enorme”, destaca Eugênia.

- Publicidade -