- Publicidade -

São Paulo ganha centenas de árvores com o ‘Verdejando’

Iniciativa da Globo em SP em parceria com o Jornalismo segue com ainda mais impacto nas próximas semanas.

Desde o dia 1º de setembro, o ‘Verdejando’, conjunto de ações do Jornalismo e da Comunicação da Globo em São Paulo, está promovendo ações pela cidade em nome da mobilização e da conscientização da população sobre a importância do verde para a vida de São Paulo e seus habitantes.

- Publicidade -

Já foram realizados mutirões de plantio e oficinas “mão na terra” no Jardim Peri, no CEU Ponte Alta de Guarulhos, em Mauá e, nesta quinta, foi a vez de Cidade Tiradentes verdejar – este é o bairro mais árido de São Paulo, com apenas uma árvore a cada 60 pessoas. As reportagens no ‘Bom Dia SP’, no ‘SP 1’ e no ‘SP 2’ têm acompanhado todas essas ações de perto.

As próximas atividades do ‘Verdejando’ terão início na semana que vem e pretendem mudar a relação das pessoas com as árvores. Na Avenida Henry Ford, no tradicional bairro da Mooca, serão plantadas algumas mudas no sistema de “plantio alternativo”, que é uma opção para incluir as árvores em espaços considerados improváveis, com o objetivo de que elas fiquem bem próximas à circulação dos moradores e que essas pequenas áreas da cidade sejam usadas para ampliar o verde nas ruas.

Outro lugar que necessita de grande atenção em relação ao verde é São Caetano do Sul: de acordo com dados da SOS Mata Atlântica, a cidade não tem nenhum sinal da mata atualmente. A ideia é enriquecer a Avenida do Estado, no dia 20, com cerca de 100 árvores nativas, criando um corredor de biodiversidade.

Foto: Globo/Fernando Pilatos

No dia da árvore, comemorado em 21 de setembro, o ‘Verdejando’ fará uma homenagem, nas redes sociais, com um vídeo protagonizado por apresentadores, repórteres, ambientalistas e amantes do verde, valorizando as árvores nativas da Mata Atlântica, muitas quase em extinção. No primeiro dia da Primavera, dia 22, a Vila Nova Esperança, na região do Butantã, vai receber canteiros de flores, um mutirão de plantio de novas árvores e oficinas de permacultura, agrofloresta e capacitação para ajudar no desenvolvimento da horta comunitária que já existe no local.

- Publicidade -
Foto: Globo/Fernando Pilatos

Para encerrar a 5° edição do ‘Verdejando’, uma ação de grande impacto para o verde de São Paulo será realizada no dia 23 de setembro. O projeto vai convidar a população para um plantio coletivo de mais de 500 árvores na entrada principal do Parque da Juventude, um local por onde passam milhares de pessoas todos os dias. No dia, além da possibilidade de plantar uma árvore, o público poderá participar das oficinas ‘mão na terra’ oferecidas ao longo do dia.

Foto: Globo/Fernando Pilatos

Nesta edição, o ‘Verdejando’ conta com apoio das Prefeituras Regionais de Cidade Tiradentes, Mooca, Casa Verde e Butantã, as Prefeituras de Guarulhos, Mauá e São Caetano do Sul, e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. “Em 2017, a iniciativa quer estar mais perto das pessoas, no caminho por onde elas passam para trabalhar ou ir à escola, para que elas se relacionem cada vez mais com o verde, criando uma ligação positiva com as árvores e cuidando delas também”, explica Alexandre Mutran, gerente da Comunicação Regional da Globo em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

- Publicidade -

18/09 – Mooca – São Paulo

Avenida Henry Ford, entre Viaduto Capitão Pacheco Chaves até altura do número 1081.

20/09 – São Caetano do Sul

Av. do Estado (entre as ruas Mariano Pamplona e Baía Grande)

22/09 – Vila Nova Esperança – São Paulo

Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 9260

23/09 – Parque da Juventude – São Paulo

Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana