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São Paulo recebe nota vermelha em sinalização destinada a pedestres e ciclistas

Foi avaliada a eficiência da sinalização direcionada a pessoas que usam bicicleta, transporte coletivo ou se locomovem a pé pelas cidades brasileiras.

O movimento Mobilize Brasil divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado da pesquisa Sinalize!. O estudo avalia a eficiência da sinalização direcionada a pessoas que usam bicicleta, transporte coletivo ou se locomovem a pé pelas cidades brasileiras.

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O resultado não foi muito positivo, principalmente para São Paulo. A cidade mais movimentada do Brasil alcançou apenas 3,8 do resultado final da avaliação, em uma escala que vai de zero a dez. A capital mais bem colocada foi Curitiba, com 5,4, seguida por Rio de Janeiro, que recebeu nota 4,6 e Porto Alegre, que teve 4,2.

As sinalizações nas cidades foram avaliadas de acordo com cada meio de transporte. Assim sendo, os avaliadores verificaram as informações disponíveis em pontos de ônibus, estações de trens e metrô, BRT e também como a sinalização é oferecida ao usuário dentro do próprio meio de transporte.

Em relação aos pedestres e ciclistas, a pesquisa verificou a existência de faixas em pontos de travessia, placas de advertência, semáforos exclusivos para pedestres ou ciclistas, indicações de orientação e ciclovias.

“O objetivo desse primeiro levantamento é chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para precariedade da sinalização voltada a quem não anda de automóvel. No Brasil, os passageiros chegam aos pontos de ônibus e não encontram nada que indique quais linhas de ônibus passam ali, a que horas passam e quais são seus itinerários. E também não há sinalização para ajudar os pedestres a encontrar os melhores caminhos ou para indicar os principais pontos de referência da região”, explica Eduardo Dias, coordenador da campanha Sinalize!, em informativo oficial.

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Para os ciclistas, a falta de informações e estrutura também não é muito diferente. Du Dias, que é ciclista urbano, explicou que fora das ciclovias quase não existem placas, sinalização de solo ou semáforos específicos para ciclistas. “Essa carência aumenta as chances de acidentes envolvendo condutores de bicicletas”, informou.

As estações de trens e metrô de São Paulo foram os únicos lugares considerações excelentes em termo de sinalização e informações aos usuários.

Redação CicloVivo

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