- Publicidade -

São Luís do Maranhão lança projeto de compostagem doméstica

O projeto “São Luís Resíduo Orgânico Zero” vai incentivar e proporcionar aos moradores da cidade que apliquem o sistema de compostagem em suas próprias casas.

A cidade de São Luís, no Maranhão, iniciou no último mês um programa que visa reduzir a quantidade de lixo descartada. O projeto “São Luís Resíduo Orgânico Zero” vai incentivar e proporcionar aos moradores da cidade que apliquem o sistema de compostagem em suas próprias casas.

- Publicidade -

O programa foi lançado em dezembro, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), com a proposta de melhorar a gestão de resíduos na capital maranhense. “O Resíduo Zero tem uma importância estratégica para o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o qual será concluído em breve pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e que tem uma relação direta com o projeto que estamos lançando neste momento”, explicou o secretário Rodrigo Maia.

De acordo com as autoridades locais, os resíduos orgânicos correspondem a 60% do lixo coletado em São Luís. Quando este material não é tratado adequadamente, acaba sendo uma das causas de poluição do solo, dos recursos hídricos e também do ar.

O projeto é visto como uma ferramenta para impactar diretamente a qualidade de vida da população que mora na cidade maranhense. Para que o programa seja colocado em prática, a prefeitura trabalhará a capacitação diretamente nas comunidades.

Inicialmente serão selecionados 20 agentes, que passarão por um treinamento de oito horas. O curso explicará o processo de compostagem e, ao final, os participantes receberão um kit com material didático sobre o tema, camiseta e uma composteira, para começar a praticar em casa.

- Publicidade -

Ao serem decompostos da maneira correta, os resíduos orgânicos podem ter grande valia ambiental. Após passarem pelo processo de compostagem, eles se transformam em adubo orgânico e também em chorume, um líquido usado para potencializar o plantio.

A intenção da prefeitura é de que os participantes das oficinas se tornem multiplicadores e repassem a técnica e o conhecimento adquirido no curso a toda a comunidade em que está inserido. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -