Inicio Desenvolvimento São José dos Campos, SP, quer transformar terrenos baldios em hortas comunitárias

Desenvolvimento

São José dos Campos, SP, quer transformar terrenos baldios em hortas comunitárias

As hortaliças produzidas serão destinadas para consumo em escolas e para famílias de baixa renda.

14 de fevereiro de 2017 • Atualizado às 13 : 09

A proposta é que as hortas sirvam como terapia ocupacional para idosos. | Foto: iStock by Getty Images

São José dos Campos, SP, quer transformar terrenos baldios em hortas comunitárias
9.84K
1

Proporcionar terapia ocupacional para homens e mulheres da terceira idade, manter terrenos limpos e utilizados são alguns dos objetivos do Programa de Horta Comunitária, que poderá ser implantado em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo. A Câmara aprovou na última quinta-feira (9), a redação final do projeto de lei 28/2016, da vereadora Juliana Fraga (PT), que institui o programa.

As hortaliças produzidas serão destinadas para consumo em escolas e para famílias de baixa renda. Segundo o texto, as hortas serão implantadas em áreas públicas municipais ou particulares. Quando utilizado como terapia ocupacional, o programa deverá ser iniciado através de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a vereadora, a medida prevê melhorar a qualidade da alimentação das pessoas com redução de gastos e ocupar cidadãos desempregados que moram nos centros urbanos.

Agricultura orgânica

O Programa da Horta Comunitária prevê que a produção seja feita a partir dos princípios da agricultura orgânica, sem uso de inseticidas e fungicidas tradicionais, o que garante mais qualidade ao que é produzido.

A orientação dos trabalhos e o fornecimento de sementes serão disponibilizadas por meio convênio entre a prefeitura e órgãos estaduais ou federais.

Após a aprovação na Câmara, o projeto foi enviado à prefeitura, onde aguarda sanção para ser convertido em lei.

Da Câmara Municipal de São José dos Campos.

(9838)

Comentários

logo
Fechar
Abrir
logo