Inicio Arquitetura & Design Salvador inaugura ponto de ônibus com jardim suspenso

Arquitetura & Design

Salvador inaugura ponto de ônibus com jardim suspenso

Grama, plantas ornamentais e flores fazem parte da nova estrutura.

28 de janeiro de 2016 • Atualizado às 11 : 13

Houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar. | Foto: Divulgação

Salvador inaugura ponto de ônibus com jardim suspenso
5.59K
0

Imagine um ponto de ônibus com a capacidade de proteger o cidadão contra altas temperaturas no verão e que no inverno se mantém agradável para quem espera o transporte coletivo. Essa é apenas uma das vantagens que os passageiros na capital baiana podem agora experimentar com a instalação do primeiro ponto de ônibus sustentável da cidade.

Entregue pela Secretaria Municipal Cidade Sustentável, por meio do projeto Ponto Verde, o novo modelo tem o objetivo de transformar a espera pelo transporte em algo mais leve e confortável para a população. Localizado no bairro do Stiep, na rua Arthur de Azevedo Machado, o antigo ponto de ônibus ganhou nova cobertura. Grama, plantas ornamentais e flores da espécie Alamanda (Allamanda cathartica), também conhecida como Dedal-de-Dama, fazem parte da nova estrutura.

Em 2013, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) verificou que a temperatura no topo dos edifícios com jardim suspenso nos moldes do teto verde do Ponto Verde ficou até 5,3 graus Celsius (°C) mais baixa. Também houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar. Outro benefício é o aumento da biodiversidade no local, atraindo pássaros, borboletas e outras espécies.

Quem estiver no ponto ou passar próximo vai notar que, além do teto verde, o espaço no entorno foi modificado. Um projeto paisagístico foi executado no local dando mais vida ao terreno, deixando o lugar mais bonito.

A população vai poder usufruir também de um paraciclo, com o objetivo de integrar modais de transporte; da biblioteca do projeto Livros Livres, onde qualquer pessoa pode doar e receber livros, ou apenas pegá-los para leitura; e de um Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis.

(5590)

logo
Fechar
Abrir
logo