- Publicidade -

Salvador aproveita Copa para inaugurar “bike-táxi”

Apelidado de Velo-Táxis, os triciclos foram usados para transportar turistas que visitaram o Pelourinho.

A Prefeitura de Salvador aproveitou a Copa para testar um novo meio de transporte sustentável. Apelidado de Velo-Táxis, os triciclos foram usados para transportar turistas que visitaram o Pelourinho. Mesmo que o evento esportivo tenha chegado ao fim, as autoridades locais pretendem manter o projeto e expandi-lo ainda mais durante este ano.

- Publicidade -

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Escritório Municipal da Copa, o Movimento Salvador Vai de Bike e a empresa Cycle’ONE, responsável por desenvolver a tecnologia. O equipamento é um triciclo de carga. Com fabricação francesa e estrutura em polietileno, a bicicleta usada pode ser movida pelas pedaladas ou por seu motor elétrico.


Foto: Divulgação/Agecom

De acordo com a Prefeitura de Salvador, cada um dos Velo-Táxis tem capacidade para transportar o condutor e mais duas pessoas, aguentando até 150 quilos. A alternativa é ideal para trajetos curtos e, na fase de testes, foi utilizada para transportar gestantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.


Foto: Divulgação/Agecom

- Publicidade -

Apesar de ter sido concentrado na região do Pelourinho, a intenção é expandir a opção para outros locais da capital baiana. A proposta é de que, até o final de 2014, mais veículos deste tipo já estejam rodando pelas ruas de Salvador e em dois anos o número deve chegar a 50.

A Prefeitura de Salvador garante que esta é a primeira cidade brasileira a apostar neste tipo de transporte alternativo. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -