- Publicidade -

Você deve estar se perguntando o que é sorgo… E aqui vai uma breve descrição sobre esse grãozinho pequeno e crocante, que é simplesmente um dos cinco grãos mais produzidos no mundo. Até pouco tempo era praticamente só usado na alimentação animal. Um desperdício, já que possui uma quantidade enorme de nutrientes essenciais para o organismo.

- Publicidade -

O sorgo também é rico em antioxidantes e menos calórico do que o milho. Sem falar que ele não é transgênico. Pode ser preparado de inúmeras formas, inclusive como pipoca, substituindo o milho. Mas esse é um assunto para outra receita.

Assim como qualquer outro grão, o sorgo não dispensa o demolho. É muito importante deixar os grãos de molho por algumas horas, ou de um dia para o outro. Isso reduz os fitatos presentes nos grãos, que são responsáveis por uma série de desconfortos. Os fitatos também podem interferir na absorção de nutrientes pelo organismo, o que deve ser evitado.

Para preparar essa receita, usei o azeite de coco babaçu, muito comum no Maranhão. Para quem não conhece, recomendo testar quando possível, o sabor é simplesmente incrível!

Ingredientes

- Publicidade -

1 xícara de grãos de sorgo, demolhados por 6 horas

4 xícaras de água filtrada, para cozinhar

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (usei o azeite de coco babaçu)

- Publicidade -

1/2 cebola roxa picada

1 dente de alho picado

1 colher (chá) de cominho em pó

1 abobrinha picada em cubos pequenos

Sal e pimenta do reino

1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de fazer

Escorra os grãos de sorgo e despreze a água do demolho. Cozinhe em fogo médio com a água filtrada e uma colherinha de sal, por 50 minutos ou até ficar macio (mas ainda firme).

Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho e em seguida a abobrinha.

Tempere com o cominho, sal e pimenta do reino. Cozinhe até a abobrinha ficar macia.

Misture o refogado de abobrinha com os grãos de sorgo cozidos. Regue com o suco de limão e corrija o tempero, se necessário. Sirva quente ou frio.