- Publicidade -

O painço pode ser um ingrediente um pouco estranho para quem não o conhece… Tem aquela coisa de ser (ou não ser) comida de passarinho. A sua textura é bem firme, e pode até ser um pouco dura na opinião de muita gente. Seu sabor não é lá super marcante…

- Publicidade -

Por outro lado, quando você descobre a rapidez com que se prepara uma porção de painço (e pratos como o da foto), seu valor nutricional, a versatilidade (justamente por não ter um gosto marcante e pronunciado) e por fim, aquela textura crocante, você se apaixona perdidamente por esses grãozinhos dourados!

O painço não é difícil de ser encontrado e tem um custo bem amigo. Mas sempre é bom lembrar que o grão para consumo humano não é o mesmo que é usado como ração animal. Eu compro o meu na mesma loja onde encontro todos os outros grãos e leguminosas que consumo, tudo a granel (que é bem mais barato!).

Nesta receita usei um pedaço de abacate que estava bem maduro (e fiquei com receio de ficar escuro na geladeira) e algumas sementes de romã que sobraram de outra receita. Diga-se de passagem que, com o preço da romã, não dá pra desperdiçar nem uma sementinha! Além do seu toque de sabor, o colorido que estas sementes trazem para a receita são algo incrível! Uma boa dica é quando abrir sua romã e não consumir tudo, congelar o restante para usar em outra ocasião.

Foto: Monica Hering | Santo Legume
Foto: Monica Hering | Santo Legume

Ingredientes

- Publicidade -

1/2 abóbora cabotiá pequena

1 brócolis pequeno, cortado em floretes

3 dentes de alho (com a casca)

- Publicidade -

Azeite de oliva

Sal e pimenta do reino

1/4 xícara de castanhas do Pará, grosseiramente picadas (ou castanhas de caju, amêndoas)

1 xícara de painço

1 avocado pequeno, cortado em cubos

Folhas verdes (usei rúcula)

Sementes de romã

Sementes de girassol

Foto: Monica Hering | Santo Legume
Foto: Monica Hering | Santo Legume

Molho

Folhas de manjericão fresco, picadas

Folhas de salsa fresca, picadas

2 dentes de alho, bem picados ou espremidos

Suco de 1/2 limão

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino

Foto: Monica Hering | Santo Legume
Foto: Monica Hering | Santo Legume

Modo de fazer

Corte a abóbora em cubinhos. Coloque em uma assadeira junto com os florestes de brócolis e os dentes de alho com a casca. Tempere com sal e regue com azeite.

Leve ao forno por uns 20 a 30 minutos, ou até que estejam macios e dourados nas pontas. Retire do forno e espere esfriar. Descasque os dentes de alho e amasse.

Aproveite o final do tempo de forno da abóbora para tostar as castanhas. Coloque-as em uma assadeira pequena e leve ao forno por 10 minutos, mexendo na metade do tempo, para não queimar.

Enxague o painço em uma peneira com água quente. Coloque em uma panela pequena com 2 xícaras de água. Leve ao fogo por 10 a 15 minutos, ou até ficar macio e a água secar.

Misture os ingredientes do molho em uma tigelinha. Transfira o painço para uma tigela grande e regue com o molho. Misture bem. Junte o restante dos ingredientes (exceto as folhas verdes e parte das sementes). Mexa com cuidado para incorporar tudo.

Sirva sobre as folhas verdes e polvilhado com as sementes reservadas.