- Publicidade -

Cães e gatos precisam de cuidados especiais no verão

Os animais de estimação também precisam de atenção especial nesta época do ano.

dog with sunglasses running at the beach on summer vacation holidays

Não são apenas os seres humanos que precisam de cuidados especiais nos dias quentes de verão. Os  animais de estimação também precisam de atenção e os donos precisam estar atentos.

- Publicidade -

Veja algumas dicas para cuidar do seu bichinho no verão:

  • Exposição ao sol: O ideal é que levar o pet para passear antes das 10h ou após as 18h, evite sempre o sol forte. Assim como os seres humanos eles também sofrem com casos de insolação e desenvolvem problemas relacionados ao calor.
  • Ventilação: Especialistas recomendam aos donos não colocarem ventilador incidindo diretamente no animal. Por mais que o objetivo seja apenas aliviar um pouco o calor, dependendo da raça ele pode ter “tosse canina”, que é uma infecção das vias respiratórias.
  • Hidratação: Assim como os seres humanos, cães e gatos precisam ingerir mais líquido nesta época do ano, em especial, água. A recomendação é oferecer água a cada 15 ou 20 minutos durante um passeio.
  • Proteção solar: Quem acha que não existe protetor solar para animais se enganou. Há produtos específicos para os bichos e os principais locais que precisam de proteção são as orelhas e o focinho.  O problema é que os protetores próprios para animais não são fáceis de encontrar. Neste caso, pode ser usado um protetor solar comum, sem cheiro e cor.
  • Patas queimadas: Para evitar que o animal queime a planta das plantas não leve-o para passear em lugares onde só há asfalto ou calçada nos dias que o sol estiver muito quente. Opte por parques onde há áreas gramadas e, no caso de cachorros, podem ser colocadas botinhas nas patas.
  • Gatos: Em geral, os cuidados são menores uma vez que eles não precisam ser levados para passear. A principal indicação é fazê-lo beber mais água deixando mais fontes de água corrente em casa. De acordo com o Hospital Cães e Gatos, a quantidade de água que eles tomam podem dobrar se o líquido estiver em movimento.

Também procure evitar colocar roupas nos pets em dias de calor, por mais fresca que seja. Não se esqueça de tosar os pelos e tome cuidado para o animal não entrar em áreas onde há muita água, como piscinas, lagos ou mar. É preciso tomar cuidado, pois eles podem apresentar infecção no ouvido e até se afogarem.

cachorro abraço
Foto Pixabay