- Publicidade -

Saiba quais são as 10 frutas ideais para consumir em março e abril

Frutas da época fazem bem ao corpo, ao meio ambiente e ao bolso.

frutas
Foto: Julia Zolotova na Unsplash

Consumir alimentos da época é algo que faz bem ao corpo, ao meio ambiente e ao bolso. Estas culturas são naturalmente favorecidas pelo clima e, além de estarem mais gostosas em determinada estação, também são mais abundantes e se tornam mais baratas. Outro ponto positivo, é que alimentos da época tendem a ter menos agrotóxicos e fertilizantes, já que seu desenvolvimento é beneficiado naturalmente pelo momento do ano.

- Publicidade -

Para te ajudar na hora de escolher, o CicloVivo separou uma lista com dez frutas cuja safra ocorre nos meses de março e abril. Confira abaixo quais são as opções e os nutrientes que cada uma delas possui.

Abacate

abacate
Além de ser uma fruta deliciosa, o abacate pode ser usado para hidratar pele e cabelos. Foto: Pixabay

A safra do abacate ocorre exatamente nos meses de março e abril. O grande diferencial dessa fruta é a sua capacidade de ajudar a evitar a fadiga mental. Além disso, ele possui vitaminas A, C, E, B6 e minerais como: ferro, potássio, magnésio, sais minerais e glutationa.

Caqui

verduras e legumes do outono
Foto: Jerry Wang | Unsplash

Originário da Ásia, o caqui já é cultivado em praticamente todo o Brasil. Ele possui vitaminas E e C, ferro, fósforo, cálcio e betacaroteno, um componente que atua como antioxidante e ajuda no combate aos radicais livres. O caqui ainda mantém o bom funcionamento do intestino e possui licopeno, que atua como defensor do organismo.

Coco

A safra do coco começa em outubro e vai até março. Seja a água do coco ou a polpa, essa é sempre uma boa opção. Ele possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Além de alto teor de potássio, fósforo, fibras, sódio e cloro. Uma curiosidade sobre este fruto é sua capacidade de destruir alguns tipos de vírus, como o causador da herpes, por exemplo.

- Publicidade -
alimentos disposição energia
Foto: Pixabay

Kiwi

kiwi
Foto: iStock

O kiwi é mais um dos frutos originários da Ásia, mais precisamente do sul da China. Sua combinação de vitaminas A e E reduz os riscos de doenças cancerígenas. Ele ainda possui vitamina B6, niacina, cálcio, magnésio, ferro e potássio e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Laranja

laranja
Foto: Sheraz Shaikh | Unsplash

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo e as safras percorrem praticamente o ano todo. Assim, é fácil conseguir laranja fresca em qualquer época. Apesar de ser famosa pela vitamina C, a laranja também possui vitamina A, B2, potássio, cálcio, manganês, fibras e água. No nosso organismo, ela auxilia a combater a gripe, melhora a resistência a infecções e ainda melhora a cicatrização.

Limão

frutas limão
Foto: Pixabay

O limão pode ser encontrado em muitas variedades e também possui diferentes usos, desde temperos até sobremesas. Sua principal vitamina é a C, mas ele também pode auxiliar a dissolver cálculos renais, desentupir artérias e ainda diminuir a ansiedade e depressão.

- Publicidade -

Maçã

maçãs
Foto: Joanna Nix-Walkup | Unsplash

A maçã é um fruto bastante popular e comum, sua safra se dá em março e seus benefícios à saúde são muitos. Além de promover o bom funcionamento do sistema digestivo, ela faz bem ao coração e é aliada de quem deseja perder peso, por dificultar a absorção de gorduras, glicose e eliminar o colesterol. Seus principais nutrientes são: vitaminas B1, B2 e B5, fósforo, ferro e potássio.

Mamão

mamão
Foto: iStock by Getty Images

O mamão possui propriedades calmantes e laxativas, ele também ajuda a prevenir o câncer, a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial e reduz os sintomas da sinusite. O fruto é rico em vitaminas A e C, licopeno, potássio, cálcio, fibras e água.

Tomate

alimentos agrotóxicos
Foto: iStock by Getty Images

Apesar de muita gente duvidar, o tomate é uma fruta e sua safra ocorre entre os meses de setembro e abril. O principal benefício que ele oferece é a prevenção a doenças cardiovasculares. Ele também possui vitaminas A e C, acido fólico e licopeno.

Uva

frutas uva
Foto: Pixabay

A safra da uva está quase no fim. Ela começa em dezembro e vai só até março. Esta fruta é ótima para ativar os rins, combater doenças intestinais, melhorar a circulação sanguínea e controlar o colesterol. A uva possui vitamina C, complexo B, sais minerais, ferro, cálcio e potássio.