- Publicidade -
curar ressaca
Foto: Caglar Araz | Unsplash

Além das marchinhas e dos blocos de rua, outra companheira dos foliões durante o carnaval é a famosa ressaca. O conjunto de sintomas todos já conhecem: dor de cabeça, náuseas, boca seca, dor de estômago, tontura e diarreia, entre outros. Para a alegria daqueles que costumam exagerar na comemoração, existem alimentos que ajudam a amenizar o mal estar.

- Publicidade -

Segundo Mohamad Barakat, endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia, é possível diminuir os problemas com a alimentação correta antes e depois da ingestão de bebidas.

“Além de ingerir bastante água durante uma dose e outra de álcool, é indicado evitar alimentos processados, além daqueles que contenham carboidratos refinados, açúcar, farinha branca, lactose, glúten e corantes. Essas substâncias fazem com que você se intoxique mais rápido e ainda podem aumentar os sintomas da ressaca após a bebedeira”, explica.

Além de se preparar para a festa, os foliões ainda podem contar com uma série de alimentos que ajudam a minimizar os efeitos da ressaca, auxiliando na recuperação. Sucos detox, por exemplo, ajudam a amenizar os efeitos adversos, assim como saladas e chás limpam o fígado. Além disso, é bom evitar o consumo de carnes durante as próximas 48 horas.

Carnaval 2023
Já ouviu falar em suco “cura ressaca”? | Foto: Akan | Divulgação

O especialista ainda ressalta que não existe um remédio que cure todos os efeitos de uma noite de bebedeira. Dessa forma, o importante é sempre manter o corpo hidratado com o consumo de muita água ou água de coco natural.

- Publicidade -

“Ainda assim, existem ótimas opções naturais que ajudam a ‘segurar a barra’ após a bebedeira. A lista de apoio é extensa: gengibre e hortelã para diminuir a náusea, alecrim e pimenta-vermelha para dor de cabeça e canela para normalizar os picos de glicose, boldo e chá verde para desintoxicar o fígado, spirulina e aloe vera dão um reforço ao estômago para diminuir dor e acidez. Além disso, temos abacate, hibisco, cavalinha e dente-de-leão para diminuir o inchaço e a retenção hídrica”, conta o nutrólogo.

Suco Cura Ressaca

A chef Michelle Mística, do restaurante Akan, ensina um suco delicioso para aumentar a disposição e combater os efeitos desagradáveis do pós-Carnaval. Apelidado de “cura ressaca”, a bebida inclui água de coco, abacaxi, couve manteiga, pepino, salsão, hortelã e limão. Confira abaixo a receita completa:

Ingredientes:

- Publicidade -
  • 180ml de água de coco
  • 55g de abacaxi congelado sem casca
  • 10g de couve manteiga (folhas rasgadas)
  • 18g de pepino japonês
  • 3 folhas de hortelã
  • 25ml de suco de limão Taiti

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Ressaca e estômago

Pessoas mais sensíveis ao álcool ou com doenças gastrointestinais, como a gastrite que é a inflamação na mucosa do estômago, têm restrições e não devem se esbaldar no excesso de bebida.

Dra. Larissa Mazocco, professora de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), explica que a ressaca é causada pela desidratação que a bebida alcoólica provoca no organismo e por causa da sobrecarga no fígado, que tem a função de eliminar o álcool do sangue. Por isso, intercalar o consumo de água é tão importante: alivia a desidratação e ajuda o organismo a eliminar o álcool.

“Outra dica é nunca beber de estômago vazio, e consumir antes de se jogar nos blocos, alimentos ricos em carboidratos e proteínas, pois retardam a absorção do álcool”, salienta a nutricionista Vanessa Zanoni Carvalhaes, a coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Já Larissa indica alguns alimentos que são essenciais para esse período e que devem ser consumidos durante o dia: carboidratos complexos como batata doce, mandioca, batata baroa, proteínas (carne, ovos, peixes e outros). Além de fibras, encontradas nas frutas e verduras, principalmente cruas e com casca.

Em casos de estômago atacado, o que fazer?

Dra. Larissa Mazocco, professora de Nutrição do UDF, destaca que depois de exagerar na bebida alcoólica, se o estômago começar com uma dor aguda é necessário tratar com alimentos leves ricos em amido, como pão de forma branco e batata cozida, sendo estes os mais indicados para esse quadro.

Já a coordenadora do Ceunsp, orienta que para salvar o indivíduo de uma ressaca e estômago atacado, é fundamental uma alimentação saudável prévia, ricas em frutas, verduras e legumes, como fonte de carboidratos e proteínas. “O café pode ajudar também!”.

Mazocco dá mais algumas dicas para driblar a ressaca e a dor de estômago durante e após o carnaval, confira:

  • Evite destilados puros ou mais de cinco doses. Entre uma dose e outra, consuma 300ml de água sem gás e durante o dia ou noite, prefira sucos com maior percentual de frutose: melancia, manga, goiaba, laranja, eles ajudarão na recuperação.
  • Mantenha as atividades físicas. Neste período não pause os exercícios, faça de forma leve uma caminhada, bicicleta no parque, nadar na piscina e outros. O sedentarismo durante esses dias aumenta o inchaço e faz com que a rotina seja mais “dolorida” para voltar. Capriche na alimentação!
  • Não durma de estômago vazio após beber. Faça uma refeição leve antes de deitar, isso vai melhorar (e muito) seu dia seguinte!
  • Evite longo períodos de jejum. Não fique mais de 5h sem comer para que a bebida não cause ainda mais intoxicação. O alimento é o principal aliado para ajudar na desintoxicação do álcool.