- Publicidade -

Saiba como ter um dia dos namorados sustentável

CicloVivo preparou algumas dicas de como deixar esse dia mais especial sem a necessidade de consumir em excesso.

O dia dos namorados está chegando e junto com ele, a vontade de presentear quem se ama. Isso não significa que seja preciso consumir exacerbadamente ou dar presentes caros para que todo o amor seja demonstrado. O CicloVivo preparou algumas dicas de como deixar esse dia mais especial e sustentável.

- Publicidade -

Se o casal gostar de curtir o dia, uma sugestão é pedalar de bicicleta ou fazer um passeio no parque e para finalizar o fim de tarde programe um piquenique orgânico ao ar livre. Qualquer lugar, em meio à natureza, trará momentos relaxantes e de prazer.

Para isso, o ideal é optar por frutas da estação, que sejam fáceis de descascar, pães e bolos caseiros, chás ou vinhos orgânicos. Seja qual for a escolha, o momento será agradável e não prejudicará o meio ambiente. Lembre-se de recolher tudo o que levar não deixando de jogar o lixo, no lixo.

Se preferir almoce ou jante em um restaurante dando preferência aos mais próximos de sua casa assim vocês podem fazer o trajeto a pé, sem a necessidade de tirar o carro da garagem. Outra opção é ir a um estabelecimento amigo do meio ambiente, que de alguma forma contribua com o planeta ou ofereça em seu cardápio uma alimentação livre de agrotóxicos.

Se preferir ficar em casa, prepare um jantar, a luz de velas, utilizando produtos locais. Isso será muito mais barato do que comer fora, provavelmente mais saboroso e é uma ótima maneira para demonstrar o amor. Para os namorados que gostam de cinema, uma opção é aproveitar o frio que se instalou em boa parte do país, para ficar em casa vendo um filme debaixo das cobertas.

- Publicidade -

Criar o próprio presente também é uma maneira divertida e pessoal de presentear. Pode ser um poema, cartões, presentes artesanais feitos a partir da reutilização de materiais e diversas outras coisas criativas. Presente feito a mão dá um toque especial e é uma ótima demonstração de afeto. Um presente artesanal, criado para alguém especial provavelmente será muito mais significativo do que comprar algo pronto em uma loja.

Caso não tenha tempo e prefira comprar um presente, já existem diversas marcas com coleções sustentáveis. Procure saber qual mais se identifica com a pessoa amada e presenteie. No mercado há marcas de perfumes, cosméticos, produtos de beleza e até de brinquedos eróticos ecologicamente corretos caso queiram ter uma noite mais apimentada.

Existe também literatura que aborda o tema de maneira interessante, que não somente dá dicas para os casais na escolha dos presentes como oferece aos que não têm namorados uma lista de cidades onde possam encontrar ecologistas solteiros. Um dos exemplos é o livro “Eco-Sex: Go Green Between the Sheets and Make Your Love Life Sustainable”, que se traduz como “Eco-Sex: Fique verde entre os lençóis e torne sua vida amorosa sustentável”, da jornalista e escritora norte-americana Stefanie Iris Weiss.

- Publicidade -

Compre flores livres de pesticidas, pois elas não interferem negativamente no meio ambiente e não prejudicam a saúde dos trabalhadores. Se preferir, plante uma árvore, ela dura mais tempo, ajuda o planeta e será um testemunho vivo de seu amor para com outra pessoa.

Passar um final de semana a dois também pode ser prazeroso. Existem diversas opções de hotéis e destinos ecológicos. Contemplar a natureza em lugares isolados é uma ótima opção para esta data.

E por fim, pratique o sexo seguro e proteja o meio ambiente. O controle da natalidade ajuda a manter o crescimento populacional baixo. De acordo com estatísticas da ONU, em 2050 teremos nove bilhões de pessoas no planeta; ter filhos sem planejamento é um dos maiores problemas que o mundo enfrenta hoje. Então, se quiser aproveitar seu dia, use preservativo. Aqui no Brasil, já existem preservativos produzidos com materiais naturais, de seringueiras. De acordo com o Ministério da Saúde, esta iniciativa ajuda também a preservar a Amazônia garantindo a exploração sustentável dos materiais, e reduzir a quantidade de preservativos importados para o país, que são distribuídos gratuitamente para combater a AIDS como parte de uma campanha nacional.

Redação CicloVivo