Inicio Vida Sustentável Saiba como identificar alimentos orgânicos para não cair em armadilhas

Vida Sustentável

Saiba como identificar alimentos orgânicos para não cair em armadilhas

Atualmente, o Brasil tem 13,5 mil unidades de produção orgânica e cerca de 11,5 mil produtores cadastrados.

25 de fevereiro de 2016 • Atualizado às 11 : 09
Saiba como identificar alimentos orgânicos para não cair em armadilhas

No segundo semestre de 2015 as vendas de alimentos orgânicos cresceram 25%. | Foto: Juan Fernando Cepeda/Flickr

17.94K
0

Os orgânicos são a melhor opção para quem quer manter uma alimentação saudável e a consciência e o organismo livres dos perigos dos agrotóxicos. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher estes alimentos para não cair em uma armadilha. Em evento realizado na última semana na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostrou aos consumidores o que é preciso saber antes de ir às compras.

De acordo com o coordenador de Agroecologia do MAPA, Rogério Dias, o consumidor tem duas formas de verificar a autenticidade dos orgânicos. Uma é observar se a embalagem tem no rótulo o selo Produto Orgânico Brasil. No caso da compra direta de agricultores familiares que vendem sem certificação, o consumidor deve sempre pedir o documento que comprove o cadastramento do produtor como orgânico.

A principal característica da produção orgânica é o não uso de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que prejudiquem o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água e dos outros recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Orgânicos no Brasil

Segundo Dias, a produção orgânica no Brasil começou há mais de 30 anos e envolve agricultores, fiscalização agropecuária, assistência técnica e pesquisa. “Por isso, é importante garantir a qualidade da produção orgânica.”

De acordo com o coordenador, o Mapa tem uma fiscalização atuante em todo o país, que busca assegurar a qualidade do produto e, ao mesmo tempo, tirar do mercado aqueles que tentar fraudar o mercado de orgânicos.

Atualmente, o Brasil tem 13,5 mil unidades de produção orgânica e cerca de 11,5 mil produtores cadastrados no Mapa. Segundo os produtores do DF, esse é um mercado em crescimento. “No segundo semestre de 2015, nossas vendas aumentaram em torno de 25%”, diz Luiz Paulo Rodrigues, da Cooperativa dos Produtores Orgânicos do DF. A entidade tem 44 associados e um faturamento mensal de RS 120 mil.

O Portal Orgânico disponibiliza o endereço de diversos estabelecimentos que comercializam orgânicos certificados em todo o país. Clique aqui e veja a lista completa.

Do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

(17937)

logo
Fechar
Abrir
logo