- Publicidade -

Romenos criam casa sustentável que pode ser controlada por celular

A pequena residência foi construída de maneira sustentável e para ser totalmente independente das redes de energia elétrica.

A Soleta zeroEnergy é uma pequena residência construída de maneira sustentável e para ser totalmente independente das redes de energia elétrica. Além disso, a casa é altamente tecnológica, tendo boa parte de suas funções capazes de serem controladas através de um smartphone.

- Publicidade -

O projeto é fruto do trabalho dos jovens arquitetos romenos que integram a Fundação para Invenção e Tecnologias Sustentáveis Justin Capra. Este é o primeiro protótipo apresentado pelo grupo e ele está instalado na capital romena, Bucareste.

O Soleta zeroEnergy é um espaço projetado com design simples e acessível. Por sua versatilidade, ele pode ser utilizado como uma pequena residência, escritório ou apenas como moradia de férias. Para a construção a equipe utilizou materiais naturais e de origem local, com o intuito de minimizar o impacto ambiental.

No lugar das paredes sólidas, os arquitetos utilizaram vidro isolante. Esta opção maximiza a relação entre interior e exterior e permite que os moradores permaneçam em um contato mais próximo com a natureza ao redor. Outra vantagem dessa opção é o maior aproveitamento da luminosidade e ventilação natural.

A casa possui apenas 48 metros quadrados, mas ainda conta com um loft de nove metros quadrados e um terraço com outros 22 m². Toda a edificação é equipada com sensores que monitoram a qualidade do ambiente interna, são considerados: temperatura, umidade e CO2. Além disso, o sistema tecnológico é capaz de abrir e fechar as grelhas e o sistema de ventilação com apenas um comando feito pelo celular.

- Publicidade -

Além dos sistemas de recuperação energética, a Soleta zeroEnergy possui coletores solares que aquecem a água e fornecem 30% da energia necessária para o consumo interno. Um fogão a lenha de alta eficiência e baixo CO2 também é utilizado como fonte de calor. Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo

- Publicidade -