Inicio Vida Sustentável Robô agricultor é capaz de plantar, cuidar e colher horta

Vida Sustentável

Robô agricultor é capaz de plantar, cuidar e colher horta

Tudo pode ser controlado por meio do computador, tablet e até um smartphone.

26 de setembro de 2017 • Atualizado às 11 : 10

Foto: FarmBot

Robô agricultor é capaz de plantar, cuidar e colher horta
1.20K
0

Uma máquina agrícola que pode aproveitar ao máximo pequenos espaços para plantar. Com precisão, cada sementinha é colocada em linhas retas perfeitas e o “robô agricultor” é capaz de cuidar do plantio até a colheita.

Chamada de FarmBot, a máquina possui um injetor de água, outro injetor para sementes que pode posicioná-las no solo com precisão milimétrica e ainda uma ferramenta de supressão de ervas daninhas. O mais bacana é que toda a tecnologia é baseada em código aberto. Todos os dados sobre receitas, lucros e despesas da empresa também são transparentes aos clientes.

As plantas são irrigadas por meio de um cronograma definido e as condições do solo são monitoradas constantemente. O produto ainda foi acoplado a placas solares para tornar o processo ainda mais eficiente energeticamente. Tudo pode ser controlado por meio do computador, tablet e até um smartphone.

farmbot-ciclovivo1

A empresa desenvolvedora afirma que ao menos 33 culturas poderão ser plantadas pela máquina, o que não inclui espécies altas como girassois ou milho. Além disso, com exceção de morangos, a FarmBot também não é capaz de cuidar de plantas frutíferas. Então calma, não será desta vez que a máquina substituirá o homem.

A intenção inicial é facilitar alguns trabalhos e até ajudar pequenos agricultores. O grupo afirma que com o robô é possível aumentar o rendimento em cerca de 12% por colheita.

farmbot-ciclovivo2

Recentemente, o CicloVivo falou de uma tecnologia que pode controlar o plantio sem colocar a mão na massa. Implantada por um francês no interior de São Paulo, trata-se uma ferramenta onde o consumidor escolhe os alimentos que quer plantar, paga uma mensalidade pelo trabalho e depois recebe os produtos em casa. A horta é de fato dele, mas ele não tem nenhum trabalho durante o processo, do plantio à colheita. Veja aqui.

Estas podem ser as soluções para quem procura uma alimentação mais saudável, mas vive em grandes cidades e, mais do que espaço, não tem tempo para dedicar ao plantio de alimentos.

farmbot-ciclovivo3

Confira o vídeo do “robô” em ação:

Redação CicloVivo

(1199)

logo
Fechar
Abrir
logo