- Publicidade -

RJ mapeia áreas ameaçadas por desastres naturais

Até o final deste ano, os 92 municípios do estado desenvolvam planos de contingência referente às ameaças potenciais.

O governo do Rio de Janeiro lançou na última terça-feira (29) o Mapa das Ameaças Naturais. Além disso, até o final deste ano, os 92 municípios do estado precisam desenvolver planos de contingência referente às ameaças potenciais, que incluem deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas e incêndios florestais.

- Publicidade -

Os investimentos em sistemas de previsão meteorológica e de prevenção de desastres começaram a ganhar mais atenção no RJ após as enchentes de 2011. A região serrana do estado sofreu com as inundações e teve 900 mortes registradas.

Em entrevista à Agência Brasil, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, explicou que as mudanças climáticas demandam maior ação dos agentes públicos. “Os painéis intergovernamentais nos dão base científica para entendermos que há um processo de elevação da temperatura do planeta. Como consequência disso, haverá elevação do nível dos mares e as chuvas serão mais intensas e recorrentes. O grande papel da Defesa Civil é, a partir dessa base científica, instalar a capacidade tecnológica. O governo do estado tem investido nisso, com a instalação de radares meteorológicos e a inauguração de um moderno centro de comando e controle”, esclareceu Simões.


Imagem: Reprodução

O coronel, que também é comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, informou que algumas das cidades mais vulneráveis, como Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e outros 13 municípios, possuem sistemas de sirenes, que avisam a população sobre os risos de inundações e desmoronamentos.

- Publicidade -

Redação CicloVivo