- Publicidade -

Rio de Janeiro instala comitê contra o tráfico de pessoas

De 2005 a 2010, estima-se que 55 mil pessoas, em todo o mundo, tenham sido vítimas do tráfico de pessoas.

O primeiro comitê da sociedade civil da campanha "Coração Azul", das Nações Unidas (ONU), de conscientização contra o tráfico de pessoas, foi instalado na capital fluminense. O secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, disse que a abertura do comitê vai ajudar na estratégia do governo, dentro do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no estado.

- Publicidade -

“Ele tem o propósito de fomentar a conscientização, por meio da difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, nos diversos estratos da sociedade brasileira. Então ele vai nos ajudar a divulgar boas práticas, promover a prevenção ao crime”. Abrão declarou ainda que o comitê ampliará o alcance da divulgação das ações da campanha governamental, em parceria com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (Unodc).

“Ele vai ajudar a replicar as iniciativas, a criar as discussões no meio acadêmico e político. Vai ajudar nas redes sociais, divulgando as iniciativas do governo e dos núcleos estaduais ligados ao combate ao tráfico de pessoas, vai ajudar gerando uma capacidade de alcance social que campanhas institucionais sozinhas não têm capacidade de fazer”.

O Brasil aderiu à campanha "Coração Azul" em maio deste ano com o slogan "Liberdade Não se Compra. Dignidade Não se Vende. Denuncie o Tráfico de Pessoas". O próximo comitê será instalado em Minas Gerais.

Abrão explica que o Brasil trabalha hoje com três frentes para combater o tráfico de pessoas: geração de estatísticas confiáveis para a formulação de políticas públicas; o empoderamento social, com o resgate da confiança das vítimas e parentes para que as denúncias sejam feitas; e a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado em fevereiro deste ano, que engloba 115 ações interministeriais.

- Publicidade -

Segundo dados do Ministério da Justiça, foram investigadas no Brasil, de 2005 a 2011, 514 denúncias, sendo 344 de trabalho escravo e 157 de tráfico internacional de pessoas. Desse total, 381 suspeitos foram indiciados e 158 presos.

De acordo com o Unodc, de 2005 a 2010, estima-se que 55 mil pessoas, em todo o mundo, tenham sido vítimas do tráfico de pessoas, crime que movimenta 2,5 bilhões de euros por ano só na Europa.

Akemi Nitahara – Agência Brasil

- Publicidade -