- Publicidade -

Desde que decidi me tornar vegetariana, comecei a ler e pesquisar sobre como manter uma alimentação equilibrada e onde buscar os nutrientes necessários. O que me surpreendeu foi descobrir como alimentos que já faziam parte da minha alimentação são riquíssimos. A diferença é que agora olho para meus vidros de leguminosas e grãos com muito mais carinho. De certa forma, eles têm sido a base das minha refeições. A busca por receitas coloridas e cheias de sabor também se tornou muito mais especial. O risoto de cevadinha com purê de cenoura, por exemplo, além da textura crocante dos grãos,  ficou com um leve toque adocicado pela cenoura.

- Publicidade -

Na hora de fazer o purê de cenoura, a minha dica é evitar o leite de vaca. Como defensora da comida de verdade, sou obrigada a reconhecer que o leite de origem animal se tornou um alimento muito distante da imagem idílica que temos da vaquinha sendo ordenhada, e do baldinho com leite cheio de espuma… Infelizmente o leite que vemos nas prateleiras dos supermercados, em embalagens que podem durar até quatro meses fora da geladeira, passa por um processo de pasteurização que o torna um alimento sem muita função em termos alimentares…

Fazer o seu próprio leite vegetal em casa permite saber exatamente o que está sendo colocado no seu prato. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas vem acompanhado de um prazer enorme de ser o responsável por sua comida e consequentemente, de sua saúde. Concordo que, no início, quando preparei pelas primeiras vezes o leite vegetal em casa, achei um pouco demorado. Mas com a prática, é algo que incorporamos na rotina da cozinha com um mínimo de planejamento. Garanto que vale a pena testar!

risoto-cevadinha-cenoura-6
Foto: Monica Hering | Santo Legume

INGREDIENTES

450 g de cenoura

- Publicidade -

2 colheres (sopa) azeite de oliva + para regar no final

1/4 de cebola picada

2 dentes de alho, espremidos ou bem picados

- Publicidade -

1 xícara de cevadinha

3 xícaras de água ou caldo de legumes

Sal e pimenta do reino a gosto

1 xícara de leite vegetal

Salsa fresca picada para polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno (180°C).

Descasque e pique as cenouras em rodelas com quase 1 cm de espessura. Coloque em uma assadeira, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e cubra com papel alumínio. Asse até ficarem macias (30 a 35 minutos).

Aqueça uma panela com fundo grosso em fogo médio. Junte 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto.

Coloque a cevadinha na panela e misture bem. Junte a água ou o caldo de legumes, tempere com sal e pimenta do reino e cozinhe até a cevadinha ficar macia.

Quando a cenoura estiver macia, retire do forno e transfira para o processador junto com o leite. Processe até virar um purê. Tempere com sal e pimenta do reino.

Misture a cevadinha com o purê de cenoura até ficar homogêneo. Polvilhe a salsa picada, regue com um fio de azeite e sirva em seguida.

NOTAS

Para fazer o purê de cenoura use o leite de sua preferência. Eu fiz com leite de aveia.