- Publicidade -

Rio Grande do Sul lança plano de turismo sustentável

O projeto foi aprovado pelo Ministério do Planejamento e o Estado deve captar 45 milhões de dólares para aplicar na infraestrutura.

A Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Setur/RS) assinou um contrato para elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do corredor turístico entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha.

- Publicidade -

A ITEC – Infra Tech Engenharia e Consultoria S.C. foi a empresa vencedora do edital de licitação. O projeto foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, o que garante a captação de 45 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ser aplicado à infraestrutura no corredor turístico, que beneficiará as regiões de Porto Alegre e Delta do Jacuí, Vale do Paranhana, Hortênsias e Campos de Cima da Serra.

Para a realização das obras, serão levadas em consideração a acessibilidade e a sustentabilidade. Na região do Pampa, por exemplo, sugere-se estimular a prática de atividades de aventura, como caminhadas, trilhas a pé, a cavalo, cicloturismo, rapel e escaladas. 

O plano, que pode ser baixado aqui, ressalta que agora é preciso implantar as ações e buscar parcerias. A ideia é que o Estado se consolide como um destino turístico para os próprios gaúchos, para os brasileiros e à população do resto do mundo.

Redação CicloVivo

- Publicidade -