- Publicidade -

Revitalização de fachada em prédio gera economia de 50% em energia

O prédio do Banco Central, em Fortaleza (CE) ganhou mais do que valorização no mercado imobiliário.

O projeto de revitalização e modernização da fachada do prédio do Banco Central, em Fortaleza (CE), rendeu ao edifício muito mais do que valorização no mercado imobiliário. A estrutura passou a economizar 50% em energia elétrica.

- Publicidade -

Desenvolvido e executado pela Kiir, empresa especializada em recuperação de fechadas, o projeto utilizou como base o Sistema Retrofit®, uma tecnologia voltada à recuperação predial que parte do princípio de renovar e adaptar o que já existe, preservando os aspectos originais de uma construção. Entre as vantagens de utilização desta tecnologia estão fatores como: economia de energia, diminuição de custos com aquecimento e refrigeração, diminuição de umidade, isolamento acústico, entre outras coisas.

No caso do edifício do Banco Central, em Fortaleza, cuja construção original data da década de 70, além de atingir o objetivo inicial do projeto de revitalização, que era agregar valor ao imóvel, o trabalho realizado pela Kiir trouxe importantes ganhos do ponto de vista econômico e sustentável, já que com a aplicação do Sistema Retrofit® na fachada constatou-se uma significativa redução no consumo de energia elétrica.

"Anteriormente à execução dos serviços era necessário, para climatização dos ambientes do Banco, o funcionamento dos quatro chillers (máquina térmica geradora de energia) disponíveis no prédio. Após a conclusão do trabalho, apenas dois ou, raramente, três dos chillers são acionados, o que significa uma economia de cerca de 50% da energia elétrica consumida pelo sistema de ar condicionado", relata Robert Selke, diretor da Kiir.

Além disso, a revitalização trouxe também benefícios à rotina e bem-estar dos funcionários do Banco, com melhora significativa na acústica do prédio e redução de ruídos vindos da rua. "Quem trabalha mais próximo das janelas também foi beneficiado, já que foi reduzida a incidência de raios solares, trazendo conforto para todos", conta Selke.

- Publicidade -