- Publicidade -

Reportagem fotográfica vai registrar população atingida por barragens na Amazônia

Campanha de crowdfunding Águas para a Vida pretende trazer à tona os impactos sociais e ambientais ocasionados pela construção de barragens na região da Amazônia.

Joka Madruga, repórter fotográfico paranaense, está se organizando para desbravar os rios Tapajós, Xingu e Madeira com o intuito de fotografar o antes, o durante e o depois da construção de barragens das usinas hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio, Complexo Tapajós e Belo Monte. O registro fotográfico atende pelo título de “Águas para a Vida” e pretende trazer à tona os impactos sociais e também ambientais ao redor destes locais.

- Publicidade -

A ideia é que a distribuição das fotografias seja para divulgação em sites de notícias, ONGs, sindicatos, associações e blogs. Mas, para isso, o projeto precisa ser viabilizado financeiramente e o fotógrafo aposta no crowdfunding, uma ‘vaquinha virtual’ onde as pessoas auxiliam financeiramente a realização de um projeto e recebem em troca uma recompensa.

O projeto “Águas para a Vida” teve início em 2013 quando Joka Madruga, a convite do Movimento dos Atingidos por Barragens, registrou a população atingida por barragens em Altamira e Itaituba, no Pará. Uma das imagens foi escolhida para ser exposta no prédio das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

“Ao documentar todo o processo que uma usina hidrelétrica causa no meio ambiente, pretendo mostrar quem são os maiores atingidos. Vale ressaltar que o projeto não é contra o progresso e o desenvolvimento, mas é um meio de expressar a realidade vivida pela população afetada, além de ser também um mecanismo de conscientização sobre o consumo da energia elétrica”, ressalta Joka Madruga.

Dentro desse espírito de solidariedade e de consciência social Joka Madruga espera arrecadar R$ 40 mil reais até o dia 12 de dezembro de 2014. O valor é o suficiente para custear deslocamento, alimentação e hospedagem durante 30 dias do fotógrafo. Veja aqui como contribuir e ajudar a tornar esse projeto realidade.

- Publicidade -