- Publicidade -

Recuperação do Sistema Cantareira ganha mais 6.664 mudas nativas

O plantio foi realizado pela Concessionária Move São Paulo e faz parte do Programa Nascentes, do governo estadual.

O sítio Santo Antônio, localizado na cidade de Joanópolis, nas proximidades do Sistema Cantareira (SP), acaba de receber 6.664 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O plantio foi realizado pela Concessionária Move São Paulo e faz parte do Programa Nascentes, do governo estadual.

- Publicidade -

A iniciativa, recém-finalizada, faz parte da compensação ambiental obrigatória, devido às obras de construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja do metrô. A concessionária contou com o apoio de duas empresas especializadas em recuperação ambiental, a Iniciativa Verde e a Da Serra Reflorestamento, para que o plantio fosse realizado em uma área de quatro hectares, no interior paulista.

O sítio que abrigou o projeto está localizado no entorno de uma das nascentes do Ribeirão Correnteza, rio responsável por garantir o abastecimento na cidade de Joanópolis. O manancial pertence ao Sistema Cantareira, uma das principais fontes de água potável da região metropolitana de São Paulo e um dos reservatórios que mais sofre com a escassez.

O Programa Nascentes

O Nascentes é um programa do Governo do Estado, envolvendo nove Secretarias de Estado, cuja meta inicial é restaurar 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d´água, por meio do direcionamento de investimentos públicos e privados. Isso será possível por meio de um arranjo no qual empresas financiam projetos de restauração para compensar passivos ambientais. As ações iniciais são voltadas às bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.

- Publicidade -

A Move São Paulo é a primeira concessionária a integrar o projeto e destinar suas iniciativas de compensação ambiental à recuperação de áreas de mananciais.

Redação CicloVivo

- Publicidade -