- Publicidade -

Reciclando cápsulas, Dolce Gusto distribui 1,6 milhão de tubetes de mudas de café

Ideia é que os resíduos sejam transformados em insumos aproveitados na própria cadeia.

No Dia Internacional da Reciclagem, comemorado nesta quarta-feira (17 de maio), a Nestlé anuncia a doação de 1,6 milhão de tubetes para mudas de café, desenvolvidos a partir da reciclagem de cápsulas da linha Dolce Gusto. Os itens serão utilizados pelos viveiros que fornecem as mudas de café para produtores agrícolas, inseridos no programa Nescafé Plan. A iniciativa está alinhada ao conceito de “economia circular”, no qual os resíduos provenientes do descarte de cápsulas são reaproveitados na própria cadeia.

- Publicidade -

A utilização de tubetes de plástico para mudas de café apresentam vantagens ao cafeicultor como aumento da agilidade no manuseio, combate à contaminação das raízes das mudas por pragas, economia no transporte e realização do plantio.

De acordo com a companhia, o programa Nescafé Plan tem como objetivo garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo, proporcionar o desenvolvimento profissional dos cafeicultores e garantir a qualidade da matéria-prima. Por meio de ações de treinamento e suporte técnico fornecidos aos produtores rurais, a Nestlé incentiva a adoção de práticas sustentáveis na cadeia. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 820 produtores dentro do programa.

Postos de coleta

No Brasil, já são 24 postos distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande de Sul, que realizam a coleta de cápsulas. Após serem recolhidas, elas passam por um processo de reciclagem, evitando assim o descarte incorreto no meio ambiente. O porta-cápsulas Renove foi o primeiro artigo da marca feito com materiais 100% reciclados. Para produzir o acessório, as cápsulas passam por processos de triagem, fragmentação e, por meio de extrusão, são transformadas em uma resina termoplástica, que pode ser utilizada como matéria-prima para produção de diversos itens.

- Publicidade -