- Publicidade -

A pedido da Onu, o professor Jeffery Sachs do Instituto da Terra, da Universidade de Columbia, EUA, realizou um estudo para medir o nível de felicidade de países do mundo inteiro. A pesquisa, realizada por ele e sua equipe, resultou em uma relação dos países junto a sugestões para os políticos interessados em tornar sua população mais feliz.

- Publicidade -

Na lista, estão em primeiro lugar a Dinamarca, Noruega, Suíça, Holanda e Suécia.


Copenhague (Dinamarca) – Crédito da foto: GuoJunjun


Oslo (Noruega) – Crédito da foto:Kon-Tiki Museum


Lago de Lucerna de Pilatus (Suíça) – Crédito da foto: Clare

- Publicidade -


Amester
dã (Holanda) – Crédito da foto: Lavinia Marin


Gotemburgo (Suécia) – Crédito da foto: Amjad Sheikh 

O Brasil só aparece na 24ª posição. Já entre os mais “infelizes” predominam os países da África Subsaariana, como Togo, Benim, República Centro-Africana e o Burundi.

- Publicidade -

A pesquisa refere-se aos anos de 2010 a 2012. Em comparação à medição anterior, de 2005 a 2007, a América Latina e Caribe foram as regiões que registraram maior aumento de felicidade. 

Já nos locais em que ocorrerão recentes guerras civis e revoltas populares, como Oriente Médio e África, os índices caíram. Assim como países em crise: Grécia, Espanha, Itália e Portugal. O Brasil, por sua vez, melhorou sua posição no ranking aumentando 0.369 pontos.

O relatório ressalta o impacto que uma população feliz tem na produção e, consequentemente, no desenvolvimento do país. Entre os indicadores que contribuem para o índice medido: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo para realizar tarefas voltadas ao trabalho e lazer, educação, diversidade cultural e ecológico e um bom governo. Os detalhes da pesquisa estão reunidos no World Happiness Report 2013. Com informações da Revista Galileu.

Redação CicloVivo