- Publicidade -

Pesquisadores debatem desafios ambientais em parque de SP

Pesquisadores, doutores e especialistas vão debater as novas soluções e desafios ecológicos.

Como parte da programação do 5º Festival Cultivar, promovido pela Instituição Árvores Vivas, acontecerá no próximo sábado (20) um ciclo de palestras para debater as novas soluções e desafios ecológicos.

- Publicidade -

Com o intuito de compartilhar conhecimento científico sobre o meio ambiente e sociedade de forma leve e interativa, foram convidados quatro pesquisadores renomados das mais diversas áreas para debater a temática ambiental.

Os debates vão acontecer dentro do Teatro Tatersal do Parque da Água Branca no dia 20 de setembro, véspera do Dia Mundial da Árvore e o início da Primavera, às 18h. Contará com apresentação do jornalista Heródoto Barbeiro e dos palestrantes Cecilia Herzog, Profº Paulo Saldiva, José Rubens Pirani e Ricardo Ribeiro Rodrigues.

– Sobre o apresentador

Heródoto Barbeiro

- Publicidade -

Jornalista, âncora da Record News e editor do Blog do Barbeiro. Ex-âncora do Roda Viva, da TV Cultura e do Jornal da CBN.

– Sobre os palestrantes

Cecília Herzog

- Publicidade -

Paisagista urbana, professora de projeto urbano na PUC-RIO e pesquisadora apaixonada por cidades. É cofundadora do Instituto INVERDE e presidente da Society for Urban Ecology – Brasil. Há anos tem viajado por todos os continentes com o objetivo de visitar e entrevistar pessoas que estão mudando as relações das cidades com a natureza. Cecilia participa de grupos de pesquisa internacionais sobre mudanças climáticas, ecologia urbana, biodiversidade e os serviços ecossistêmicos e biofilia.

José Rubens Pirani

Um dos maiores especialistas em plantas do Brasil, professor do departamento de Botânica da USP, membro da International Association for Plant Taxonomy, professor e pesquisador do IBUSP, editor do Boletim de Botânica da USP e pesquisador-associado do Jardim Botânico de Nova York. Já foi curador do Herbário da USP, chefe do Departamento de Botânica e presidente da Organization for Flora Neotropica, de Nova York. 

Professor Paulo Saldiva

Especialista em poluição atmosférica é bacharel em Medicina e doutor pela USP. Também é professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Concentra atividades de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias, Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada. Nas horas de lazer, é ciclista e gaitista.

Ricardo Ribeiro Rodrigues

É doutor em Biologia Vegetal pela UNICAMP, professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP, coordenador do pacto para restauração da Mata Atlântica e membro do Grupo Especial sobre Código Florestal da Sociedade Brasileira para o Progresso Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciência (ABC), com várias incursões na Câmara Federal, no Senado Federal e no Executivo.

Cultivar Ciclos

Quando: Sábado, 20 de setembro

Horário: 17h às 18h Show abertura Juliana Bazanelli e Marina Siqueira e das 18h às 21h Palestras

Local: Centro Cultural Tatersal dentro do Parque da Água Branca.

Entradas – Av. Francisco Matarazzo, 455 (600m do metrô Barra funda – linha vermelha). Rua Ministro Godói, altura do nº330 (entrada a pé) / Rua Dona Ana Pimentel, altura do nº 40.