- Publicidade -

Quase 750 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável

Apesar dos progressos globais relacionados a água potável, os avanços não estão chegando às pessoas mais vulneráveis.

- Publicidade -

Por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado no último domingo (22), o UNICEF declarou que o acesso à água potável foi uma das maiores conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No entanto, a organização lembrou que, para 748 milhões de pessoas em todo o mundo, conseguir esse bem vital segue representando um desafio.

"Desde 1990, a história de acesso à água potável tem sido marcada por enormes avanços, apesar das circunstâncias adversas extremamente difíceis", disse Sanjay Wijesekera, chefe do programa global de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF. "Mas há muito por fazer. Água é a essência da vida e, não obstante, quase 750 milhões de pessoas, sobretudo as mais pobres e vulneráveis, ainda hoje são privadas desse direito humano fundamental."

Dos 748 milhões de pessoas em todo o mundo que ainda não têm acesso à água potável, 90% vivem em zonas rurais e estão sendo deixados à margem dos progressos alcançados por seus países.

Em média, quase mil crianças morrem todos os dias em consequência de doenças diarreicas associadas a água imprópria para o consumo, saneamento deficiente ou falta de higiene.

- Publicidade -

Para mulheres e meninas, buscar água reduz o tempo que podem dedicar ao cuidado de suas famílias e aos estudos. Em áreas não seguras, também correm o risco de serem atacadas ou sofrerem alguma violência enquanto vão em busca de água. O UNICEF estima que, na África, as pessoas gastam 40 bilhões de horas a cada ano caminhando para se abastecer de água.

O acesso a água potável na África ao sul do Saara, a região com a menor cobertura em 1990, aumentou a uma taxa de 50 mil pessoas por dia desde 2000. No entanto, a região ainda responde por mais de duas a cada cinco pessoas sem acesso a água potável em nível global – ou 325 milhões de pessoas. A maioria dos países da região não está a caminho de cumprir a meta dos ODM.

Outra região que preocupa é a Oceania, que fez progressos limitados desde 1990. E também um grande número de pessoas vive sem acesso a água potável na China (112 milhões) e Índia (92 milhões).

- Publicidade -

Apesar dos dados, realmente, preocupantes, cerca de 2,3 bilhões de pessoas obtiveram o acesso a fontes de água potável melhoradas desde 1990. Como resultado, o objetivo do ODM de reduzir pela metade a porcentagem da população global sem acesso a água potável foi alcançado cinco anos antes do prazo, fixado em 2015. Atualmente só há três países – Moçambique, Papua Nova Guiné e República Democrática do Congo – onde mais da metade da população não tem acesso à água potável.

Unicef