- Publicidade -

Quarteto de Cordas faz intervenção artística surpresa dentro dos ônibus em SP

Série de atividades propõe levar quadros artísticos do Theatro Municipal para as ruas da cidade.

01/04/2016 – São Paulo – SP, Brasil – Quarteto de Cordas faz intervenção artística surpresa dentro dos ônibus do Terminal Bandeira Apresentação faz parte de série de atividades que propõe levar quadros artísticos do Theatro Municipal para as ruas da cidade. Foto:Heloisa Ballarini/SECOM

Os usuários do transporte coletivo que passaram pelo Terminal Bandeira, no centro de São Paulo, na tarde da última sexta-feira (1º) tiveram uma grande surpresa antes de iniciar a viagem de volta para casa. Assim que embarcavam nos ônibus, em especial nas linhas que iam para o Terminal Capelinha, na zona sul, os passageiros eram surpreendidos por violinos, viola e violoncelo nos corredores do coletivo: o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

- Publicidade -

Fundado em 1935, por iniciativa de Mario de Andrade, ainda com o nome de Quarteto Haydn, a atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Robert Suetholz.

“É uma experiência muito louca, porque o instrumento é acústico e temos uma limitação de som, mas, ao mesmo tempo, tem uma interação diferente com o público, que, apesar de ser um tempo curto, se surpreende por não imaginar ver um quarteto de corda dentro do ônibus. E não é qualquer quarteto, é o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Tem gente que ficou triste de não seguirmos viagem. Queriam que continuássemos”, disse o violinista Nelson Rios.

A auxiliar administrativa Juliana Aparecida Victorelli, 26 anos, aguardava o ônibus na fila quando viu os músicos dentro do coletivo que estava para sair. “Não é o tipo de música que gosto, mas é muito bom e agradável você ouvir uma música boa depois de trabalhar e ficar estressado”, disse.

A apresentação faz parte de uma série de atividades que propõe levar quadros artísticos do Theatro Municipal para as ruas da cidade de São Paulo. Além de dois ensaios abertos da Orquestra Experimental de Repertório na Praça das Artes, cantores do Coro Lírico Municipal se apresentaram na Livraria Cultura no dia 29 de janeiro. Durante todo o ano passado, por meio do programa Municipal na Cidade, mais de 130 apresentações do Coro Lírico Municipal, da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coral Paulistano Mário de Andrade e do Balé da Cidade de São Paulo foram realizadas em diferentes locais como terminais de ônibus e Centros Educacionais Unificados (CEUs).

- Publicidade -

“Temos um equipamento importante não só para o Brasil, mas em todo o mundo, que é o Theatro Municipal, que muitos paulistanos não conhecem. É caro? Não. Temos espetáculos de ingressos a R$ 15 e visitas guiadas gratuitas diárias. Então, é importante levar para outros lugares. Até porque, mesmo que tivesse programação todos os dias no teatro com um público diferente por dia, levaria anos para que todos os paulistanos conhecessem o Municipal. Mas não só levar, é mais que levar esse tipo de música que fica restrita a um público porque é erudita, é levar um carinho para pessoa que está cansada e querendo ir embora depois de uma semana tão cansativa”, disse a assessora de políticas culturais da Fundação Theatro Municipal, Maria Isabel Abduch.

01/04/2016 - São Paulo - SP, Brasil - Quarteto de Cordas faz intervenção artística surpresa dentro dos ônibus do Terminal Bandeira Apresentação faz parte de série de atividades que propõe levar quadros artísticos do Theatro Municipal para as ruas da cidade. Foto:Heloisa Ballarini/SECOM
| Foto: Heloisa Ballarini/SECOM 
01/04/2016 - São Paulo - SP, Brasil - Quarteto de Cordas faz intervenção artística surpresa dentro dos ônibus do Terminal Bandeira Apresentação faz parte de série de atividades que propõe levar quadros artísticos do Theatro Municipal para as ruas da cidade. Foto:Heloisa Ballarini/SECOM
| Foto: Heloisa Ballarini/SECOM
|Foto: Heloisa Ballarini/SECOM
| Foto: Heloisa Ballarini/SECOM

As informações são da Prefeitura de São Paulo.

 

- Publicidade -