- Publicidade -

Quais as profissões sustentáveis do futuro?

A preocupação com a sustentabilidade fez surgir novas profissões.

A preocupação com a sustentabilidade fez surgir novas profissões. Nos Estados Unidos, a maior parte delas está ligada às construções ecologicamente corretas ou serviços que tenham como objetivo disponibilizar maior eficiência energética.

- Publicidade -

O Green Building Council divulgou um estudo, no qual são estimados 7,9 milhões de novos empregos e US$ 554 milhões para a economia americana, somente com construções certificadas. Além disso, o governo americano destinou US$ 750 milhões para a formação de postos de trabalho verdes.

O auditor de energia é um desses novos profissionais, que surgiu devido à demanda “verde”. A função desse profissional é determinar medidas que deixem as casas mais eficientes energeticamente. Esse trabalho ganhou forças nos EUA por causa da crise econômica, que abalou o ramo de construção civil. A maior parte desses profissionais possuía carreira em construção residencial, e por estarem familiarizados com essa estrutura, podem trabalhar com as transformações sustentáveis feitas em uma casa.

A área da educação também se expandiu e agora existem os Professores de Sustentabilidade. Eles são profissionais acostumados exercer habilitações como arquitetura e design de interiores, que se tornaram credenciados LEED (liderança em energia e design ambiental) e hoje ministram aulas para a formação de outros profissionais.

Os engenheiros civis e mecânicos conseguem adequar facilmente seus trabalhos ao formato verde, indicando alternativas que melhorem o aproveitamento da água ou uma casa com um design que a permite gastar menos energia e aproveitar melhor o sistema de ventilação, tanto natural, quanto artificial.

- Publicidade -

Os Especialistas em Climatização são mais uma novidade nessa leva sustentável, eles ainda estão em falta no mercado, mas é uma área que recebeu muitos investimentos em terras americanas. Com certeza é promissor. São eles que criam estratégias para tornar a casa mais eficiente energeticamente, principalmente em países acostumados a utilizar sistema de calefação e ar condicionado.

A sustentabilidade tem transformado a economia, os hábitos, as profissões e muito mais, por isso, quem não se adequar vai acabar ficando para trás.

- Publicidade -