- Publicidade -
Pudim de chia e chocolate

Está é uma sugestão que pode ser preparada na véspera, e montada somente na hora de servir. A chia fica mais hidratada e macia e o sabor fica mais acentuado. Usei diversas especiarias em pó (cardamomo, canela, gengibre e cravo). Você pode usar as que tem em casa, ou aquelas que preferir. Outra opção é usar um pouco de extrato de baunilha (1 colher de chá) no lugar das especiarias.

- Publicidade -

Também é uma receita crudívora, algo que me pedem com frequência aqui. O crudivorismo é uma forma de alimentação onde os alimentos são servidos crus ou ligeiramente aquecidos (nunca acima de 40-45°C), para não destruir as enzimas que auxiliam a digestão. Também é conhecido como alimentação viva e é baseada em frutas frescas ou desidratadas, vegetais, sementes, grãos germinados ou brotos como trigo, arroz, cevada, centeio, aveia, lentilha, grão-de-bico, ervilha, alfafa e algas.

Pessoalmente eu gosto muito da praticidade de receitas que necessitam de poucos ingredientes e tem um preparo simples e rápido, sem ir ao fogo. São perfeitas para as estações mais quentes do ano, ou mesmo para quem, como eu, mora em lugares muito quentes.

Sirva o seu pudim de chia com chocolate com as frutas da estação, ou ainda, com uma combinação de diversas frutas. Servi a minha com a manteiga de amêndoas, no entanto, ela pode ser substituída por outra manteiga de oleaginosas. E se usar o leite de coco de garrafinha, dilua com um pouco de água.

Pudim de chia com chocolate e especiarias

- Publicidade -

Ingredientes

1 e 1/2 xícaras de leite de coco (ou outro leite vegetal)
1/4 xícara de açúcar mascavo (ou melado)
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/4 colher (chá) de cardamomo moído
1/4 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de gengibre em pó
1/8 colher (chá) de cravo moído
1/3 xícara de sementes de chia

Cobertura

- Publicidade -

Frutas picadas (usei morangos)
Manteiga de amendoim (usei manteiga de amêndoa)
Coco ralado

Modo de fazer

Misture o leite, açúcar (ou melado), cacau e as especiarias. Junte as sementes de chia e mexa até incorporar.

Cubra a tigela e leve à geladeira por 2 a 3 horas, ou de um dia para o outro.

Coloque em copinhos ou tigelinhas. Cubra com as frutas picadas, uma colherada de manteiga de nozes e polvilhe com o coco ralado.

Veja também como fazer uma torta de amora vegana.