- Publicidade -

Seguindo as normas previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a PUC-Campinas está fazendo sua parte por meio da primeira fase de implantação do  programa de coleta seletiva em todos os campi.

- Publicidade -

Foram colocadas 61 lixeiras coloridas (separadas em Papel, Metal, Plástico e Vidro) e 12 Ecopontos, que podem, inclusive, ser utilizados pelos moradores dos bairros próximos à universidade. Os refeitórios e as copas receberam coletores de copos plásticos e lixeiras para materiais recicláveis e orgânicos.

Um ponto de segregação dos materiais também foi criado e dois funcionários foram contratados para cuidar exclusivamente da seleção. Está sendo promovido ainda um trabalho de conscientização junto a alunos e funcionários, através de faixas e comunicados que explicam sobre como cada um pode colaborar.

Para que o programa funcione plenamente a PUC-Campinas criou uma Comissão Permanente de Implantação e Acompanhamento do Programa de Resíduos Sólidos, coordenado pela docente Ana Claudia Mendes de Seixas e por funcionários da Instituição.

A Comissão fará uma reavaliação do programa no final de 2014, e se mudanças forem necessárias, ocorrerão ainda no início de 2015. “Nossa pretensão é que o programa de coleta seletiva esteja totalmente consolidado em 2016”, esclarece o Coordenador da Divisão de Logística e Serviços da PUC-Campinas, Israel Pilmon Gitirana Barros.

- Publicidade -

Ainda, segundo Barros, a Universidade produz diariamente cerca de 1,5 tonelada de lixo – não somados os resíduos do Hospital e Maternidade Celso Pierro, que possui sua política própria de coleta. “Aproximadamente 20 mil pessoas circulam pelos campi todos os dias”, revela. Para mais detalhes, assista matéria da TV PUC-Campinas aqui.  


Foto: Álvaro Jr./DCOM PUC-Campinas

- Publicidade -