- Publicidade -

Proporção de bikes vendidas na Europa é de 2:1 em relação aos carros

Para cada carro vendido na Europa, duas bicicletas são compradas. É o que diz um relatório apresentado pela European Automobile Manufacturers’ Association (ACEA), que montou o estudo com informações de 1990 até os dias atuais. Segundo especialistas,

Para cada carro vendido na Europa, duas bicicletas são compradas. É o que diz um relatório apresentado pela European Automobile Manufacturers’ Association (ACEA), que montou o estudo com informações de 1990 até os dias atuais. Segundo especialistas, o número de bikes nas ruas aumentou devido ao crescimento da estrutura para o modal sustentável.

- Publicidade -

O principal fator para o aumento das vendas foi o crescente investimento realizado pelas autoridades públicas nos últimos dez anos. A população foi incentivada a aderir aos meios de transportes mais sustentáveis – não apenas a bicicleta, mas também metrôs, trens e ônibus. Assim, em vários países – como Alemanha, Irlanda e Inglaterra – dobrou a quantidade de pessoas que se deslocam nos espaços urbanos utilizando as bikes.e

Em 2000, eram 19 milhões de bikes vendidas no continente. Onze anos depois, foram registradas quase 20 milhões de bikes adquiridas. As vendas de automóveis na Europa ao longo do primeiro semestre de 2013 também caíram 9,8% em relação ao mesmo período do ano passado, fazendo com que as vendas de bicicletas hoje sejam duas vezes maiores que a de carros.

Além do aumento da infraestrutura para ciclistas, um dos principais itens para mudança de comportamento no trânsito é a influência da crise financeira, que diminuiu drasticamente as vendas de automóveis nos últimos anos. Fora isso, também devem ser considerados os altos impostos cobrados para os motoristas e os valores dos estacionamentos nas principais metrópoles europeias.

No entanto, de acordo com o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung, os veículos assumem um status menor que os aparelhos tecnológicos. “Em muitos países, os jovens já não desejam ter um automóvel. Os smartphones e tablets têm tomado o lugar do carro como os novos símbolos de status”. Com informações do Greensavers.

- Publicidade -

Redação CicloVivo