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Projeto para aeroporto Internacional do Kuwait visa selo LEED Gold

O plano de expansão do Aeroporto Internacional do Kuwait será acompanhado por um edifício terminal, que vai fornecer os mais elevados níveis de conforto para os passageiros e irá definir um novo marco ambiental para os edifícios dos aeroportos.

O plano de expansão do Aeroporto Internacional do Kuwait deve aumentar significativamente sua capacidade e estabelecer um centro aéreo regional no novo Golfo. O objetivo estratégico do projeto será acompanhado por um edifício terminal, que vai fornecer os mais elevados níveis de conforto para os passageiros e irá definir um novo marco ambiental para os edifícios dos aeroportos.

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Seu design responde ao clima de um dos ambientes mais quentes inabitados do planeta. A estrutura foi inspirado em formas e materiais locais.

O terminal tem um plano de trevo, composto por três alas simétricas de portões de embarque. Cada fachada mede 1,2 quilômetros e todos estendem a partir de um espaço central de 25 metros de altura. O terminal equilibra o espaço com simplicidade e facilidade de uso. Por isso, há poucas mudanças de nível.

Para auxíliar a orientação, o prédio é planejado sob um telhado único, pontuado por aberturas envidraçadas que filtram a luz do dia, enquanto desviam a radiação solar direta. A cobertura estende a sombra para proteger uma praça de entrada grande. Ela é suportada por colunas de concreto – formas orgânicas inspiram o contraste entre a solidez da pedra e a forma e movimento dos barcos à vela, tradicionais do Kuwait.

O projeto visa receber a certificação LEED Gold, se tornando o primeiro terminal de passageiros do mundo a atingir este nível de certificação ambiental. A estrutura de concreto fornece massa térmica e o telhado incorpora uma grande extensão de painéis fotovoltaicos para coletar a energia solar.

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O escritório de arquitetura inglês Foster + Partners criou um plano diretor flexível para o local, com o terminal localizado estrategicamente para antecipar e permitir uma futura expansão. O aeroporto inicialmente irá acomodar 13 milhões de passageiros por ano, com a flexibilidade de aumentar para 25 milhões e até acomodar 50 milhões de passageiros com maior desenvolvimento.

Inspirado na cultura local de boas-vindas, a área de desembarque ganha uma atenção especial: a área de bagagens é cercada por cascatas de água para resfriamento. O paisagismo em torno do aeroporto foi cuidadoso: um oásis construído ao redor do prédio vai avançar para as espécies mais “secas” e espécies nativas de deserto ao longo da estrada de acesso. Com informações Foster and Partners.

Redação CicloVivo

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