- Publicidade -

Projeto “Cortiça e Arquitetura” incentiva o uso da cortiça nas construções

O projeto “Cortiça e Arquitetura”, criado em Portugal, busca promover o uso da cortiça através de informações e conscientização sobre o seu uso. Este material é ecológico, renovável e essencial às novas propostas arquitetônicas.

O projeto “Cortiça e Arquitetura”, criado em Portugal, tem como principal objetivo promover o uso da cortiça através de informações e conscientização sobre o seu uso. Este material é ecológico, renovável e essencial às novas propostas arquitetônicas.

- Publicidade -

O projeto informa sobre o uso do material, que serve não somente como isolante térmico e acústico, mas também incentiva e a promove o uso da cortiça em revestimento interno e externo, pavimentos e design de móveis, oferecendo uma gama de utilizações.

Para a realização do projeto, primeiramente foram escolhidas algumas obras, em Portugal, que utilizam blocos de cortiça em diferentes dimensões para o revestimento externo e, construções que usavam o material como isolante térmico.  Em seguida, foram realizadas entrevistas com os arquitetos e responsáveis por estas obras. Todas as entrevistas e visitas às obras foram fotografadas como coleta de material para posterior publicação de um livro-manual destinado a arquitetos e público em geral que se interessa pelo tema.

Feito isso, iniciou-se a segunda etapa, que focava em produtos que tinham a cortiça como elemento constituinte, como pavimentos e revestimentos de paredes e mobiliários.

O projeto comprova que o uso da cortiça no campo da Arquitetura e Design é de extrema importância, pois enfoca o uso de materiais ecológicos e recicláveis nas construções, seja em seu uso bruto (100% cortiça) ou como elemento adicional. O objetivo é não degradar o meio ambiente utilizando materiais naturais, funcionais, que possam ser reciclados e que ofereçam conforto térmico de modo que o consumo energético seja reduzido.  

- Publicidade -