- Publicidade -

Projeto Arara Azul completa 22 anos de preservação da espécie

O objetivo do Projeto Arara Azul é evitar a extinção da espécie no Pantanal Sul Mato-Grossense. Atualmente existem cinco mil na região, sendo que em 1990 eram computados 1.500. Até o final de julho, deste ano, foram monitorados 110 ninhos da arara.

O objetivo do Projeto Arara Azul é evitar a extinção da espécie no Pantanal Sul Mato-Grossense. Atualmente existem cinco mil na região, sendo que em 1990 eram computados 1.500. Até o final de julho deste ano foram monitorados 110 ninhos da arara.

- Publicidade -

A maior parte destes abrigos é natural, 57, e os outros 53 são artificiais. Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, 45 ninhos apresentaram postura de ovos e o nascimento de filhotes em 2011, sendo 42 de araras-azuis e três de araras-vermelhas.

O projeto foi idealizado pela bióloga Neiva Guedes, que também é professora do Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Entre os filhotes vivos, 59% voarão de ninhos artificiais, ou seja, desenvolvidos e instalados por profissionais do Projeto Arara Azul. O Refúgio Ecológico Caiman, que está localizado na sede do projeto, trabalha com o turismo de observação onde se encontra 87% dos ninhos.

A equipe ainda realiza projetos de conscientização, engajamento e educação ambiental. As atividades são direcionadas à população local nas fazendas, que possuem ninhos naturais cadastrados ou artificiais instalados. Todas as ações ajudam a incentivar a preservação da espécie. “O Projeto utiliza a arara azul como uma espécie de bandeira para promover a conservação de outras espécies, da biodiversidade e do Pantanal como um todo”, afirma o site da instituição. A ideia nasceu de uma iniciativa pessoal, mas sua continuidade se deu pela parceria com outras empresas e instituições que patrocinam a iniciativa. Com informações do Terra.

- Publicidade -

Redação CicloVivo