- Publicidade -

Projeto Tamar registra recorde de ninhos de tartarugas no RN

Foram registrados 956 ninhos, maior número desde o início do projeto, há 14 anos.

O Projeto Tamar/ICMBio registra e monitora cerca de 800 ninhos de tartarugas marinhas todos os anos no litoral sul do Rio Grande do Norte. No entanto, na temporada 2013 para 2014 foram identificados 956 ninhos, maior número desde o início do monitoramento, há 14 anos.

- Publicidade -

O monitoramento é feito ao longo de 42 km de praias protegidas entre Natal e a divisa com a Paraíba. Os locais onde os registros acontecem são as praias da Barreira do Inferno (municípios de Natal/Parnamirim), Malembá (Senador Georgino Avelino), Pipa e Sibaúma (Tíbau do Sul), Barra do Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa. Nestas regiões, o período reprodutivo inicia em novembro e com os últimos ninhos eclodindo nos meses de julho e agosto. "Cerca de 86 mil filhotes devem nascer sob a nossa proteção", disse João Carlos Thome, coordenador nacional do Centro Tamar/ICMBio.

Apesar de todas as espécies de tartarugas marinhas já terem sido registradas desovando na região, cerca de 98% dos ninhos são da espécie tartaruga-de-pente, que está criticamente ameaçada de extinção no Brasil e no mundo. "Esse recorde de 956 ninhos demonstra que as praias do litoral sul Potiguar têm uma grande importância para a manutenção das tartarugas-de-pente no Brasil, apresentando a maior densidade de desovas para a espécie no Atlântico Sul", afirmou Thome.

Estudos das tartarugas marinhas

As pesquisas sobre essas espécies são complexas por elas serem migratórias, com ciclo de vida longo e alternância de fases, entre terrestres e marinhas. "Atualmente, temos que levar em conta novos desafios, como mudanças climáticas, doenças, pesca comercial, ocupação do litoral e a poluição dos mares", afirma o coordenador.

- Publicidade -

A proteção da população de tartarugas-de-pente conta com apoio do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI/Aeronáutica) e Santuário Ecológico de Pipa (SEP), que permitem a consolidação das atividades do Projeto Tamar no litoral do Rio Grande do Norte.