Inicio Meio Ambiente Projeto quer aumentar quantidade de árvores nativas em Florianópolis

Meio Ambiente

Projeto quer aumentar quantidade de árvores nativas em Florianópolis

A maior parte das árvores documentadas em um inventário recente na capital catarinense é estrangeira.

8 de agosto de 2016 • Atualizado às 10 : 43

O projeto também prevê a identificação e o mapeamento de matrizes das 50 espécies selecionadas para a coleta de sementes. | Foto: Prefeitura de Florianópolis

Projeto quer aumentar quantidade de árvores nativas em Florianópolis
1.62K
0

A capital catarinense tem um novo projeto de incentivo ao plantio de árvores nativas. Apelidada de “Árvores Nativas de Floripa”, a iniciativa foi idealizada pelo Floram, sob a coordenação do agrônomo Jarbas Prudência Junior. O trabalho tem como intuito resgatar a biodiversidade original de Florianópolis, para que a cidade tenha, ao menos 60% de sua vegetação sendo nativa, conforme determinado pelo Plano Municipal de Arborização Urbana.

O inventário das árvores existentes em vias públicas do centro de Florianópolis, realizado pela Floram e divulgado em março de 2016, revelou a baixa frequência, entre os indivíduos arbóreos inventariados, de espécies nativas de Florianópolis no conjunto da arborização. Dentre as 55 espécies encontradas, apenas cinco são nativas locais, 12 são nativas de outras regiões do Brasil e 38 espécies têm origem em outros países.

Várias espécies vegetais exóticas, algumas delas encontradas na arborização urbana da cidade tomam o lugar das espécies locais, prejudicando a fauna e o ecossistema em diversos níveis, por apresentarem crescimento vigoroso, reprodução agressiva e invadirem as formações vegetais naturais.

De acordo com Jarbas Prudência Junior, “o projeto tem como objetivo selecionar, em nossa flora nativa, espécies arbóreas com potencial para o uso na arborização urbana, produzi-las nos viveiros municipais e torná-las acessíveis às pessoas que queiram plantá-las em suas casas”, explicou.

“Com essas ações – prosseguiu – queremos  promover maior biodiversidade e o equilíbrio ecológico em nossas áreas urbanas, aumentar as condições de sobrevivência da fauna, garantir a continuidade do nosso patrimônio genético vegetal e de nossas raízes culturais”. O resultado será a maior qualidade de vida de toda a população e uma cidade mais sustentável, finalizou.

O projeto Árvores Nativas de Floripa selecionou 50 espécies nativas locais, a partir de critérios paisagísticos e ecológicos, e iniciou a produção das mudas dessas espécies no viveiro do Parque Municipal da Lagoa do Peri, para posterior plantio nas ruas da Capital.

O projeto também prevê a identificação e o mapeamento de matrizes das 50 espécies selecionadas para a coleta de sementes, bem como a produção de material educativo, com o objetivo de divulgar e popularizar as nossas árvores nativas; o propósito é promover maior conscientização dos moradores de nossa cidade sobre a importância de trazermos para o ambiente urbano essas espécies, que, por meio de um processo de adaptação ao longo de milhares de anos, geraram indivíduos plenamente ajustados ao ambiente local.

Da Prefeitura de Florianópolis

(1622)

logo
Fechar
Abrir
logo