- Publicidade -

Projeto que estimula energia solar na irrigação é aprovado em comissão do Senado

Projeto sugere incentivar a criação de mais equipamentos com tecnologia “verde”.

Apoiar a pesquisa para o desenvolvimento de equipamentos de irrigação alimentados por energia solar é o objetivo do projeto aprovado na última terça-feira (5) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

- Publicidade -

O relator na CMA, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), considera importante estimular o uso da energia fotovoltaica, tendo em vista a grande incidência de luz solar no país. “O uso da energia solar para fins de irrigação permitirá desonerar a rede convencional de energia elétrica nos horários diurnos de elevação da demanda, o que constitui importante vantagem a ser ressaltada”, afirmou Caiado.

O desenvolvimento de sistemas sustentáveis para a irrigação das lavouras está previsto no Projeto de Lei do Senado (PLS) 268/2014, do ex-senador Fleury (DEM/GO), e no PLS 382/2014, de Wilder Morais (PP-GO), que tramitam em conjunto. Segundo Caiado, os projetos são idênticos e, por isso, ele encaminhou voto pela aprovação do primeiro, deixando de lado o segundo, que foi apresentado depois, como determina o Regimento Interno do Senado.

A matéria segue para deliberação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Confira o projeto 268/2014 na íntegra aqui.

As informações são da Agência Senado.

- Publicidade -