- Publicidade -
A medida mostra a importância da reciclagem e da destinação adequada dos resíduos.

Em 2015, 5.340 clientes da área de concessão da Ampla no Rio de Janeiro usaram materiais como garrafas PET, latas de alumínio e papelão para ajudar a pagar suas contas de luz ao longo do ano. Por meio do projeto Consciência EcoAmpla, foram arrecadadas 880 toneladas de resíduos recicláveis, que se transformaram em R$ 144 mil em desconto na conta de luz dos clientes participantes em 2015.

- Publicidade -

Além de garantir que os resíduos sejam reciclados corretamente, o trabalho ajuda o consumidor a adequar o valor da conta ao orçamento familiar, à medida que transforma materiais que iriam para o lixo em bônus nas tarifas de energia elétrica.

Desde 2008, cerca 5.500 toneladas de recicláveis já foram arrecadados pelo Consciência EcoAmpla, gerando mais de um milhão de reais em bônus e beneficiando, aproximadamente, 38 mil consumidores da área de atuação da Ampla, no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o projeto disponibiliza 16 postos fixos de coleta, distribuídos nas cidades de Araruama, Maricá, Niterói, Magé, Saquarema, São Gonçalo, Petrópolis, Búzios, Mangaratiba e São Pedro da Aldeia, além de 12 pontos móveis e 14 condomínios de Niterói atendidos pelo projeto Ecoampla itinerante (Econdomínios).

Como participar

- Publicidade -

Qualquer cliente – pessoa física ou jurídica – pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer ponto de coleta e receber o cartão do Consciência Ecoampla. Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:

– Papel branco/misto, papelão e jornal

- Publicidade -

– Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)

– Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc)

– Plástico filme branco

– Plástico filme colorido

– Plástico grosso/garrafa/misto

– Sacolas plásticas

– Latas de cerveja e refrigerante

– Embalagens tipo longa vida

– Ferro

– Aço inox

– Antimônio

– Metais

– Bloco de Alumínio

– Bronze

– Chumbo

– Óleo de cozinha