- Publicidade -

Projeto mapeia hortas urbanas de Belo Horizonte

Grupo quer saber o que a cidade planta, como e onde. Moradores podem ajudar o projeto.

Uma iniciativa educacional vai ajudar os moradores da capital mineira a descobrirem os lugares onde hortas são cultivadas. Aliás, qualquer pessoa poderá ajudar na formação desse mapa, que ficará disponível online.

- Publicidade -

Batizado de “Verde Comunitário”, a ideia integra um projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix com o objetivo de “dialogar a utilização de espaços diversos dentro do ambiente urbano para o cultivo agroecológico e comunitário de alimentos, plantas ornamentais e plantas medicinais”, afirma a descrição do projeto.

A iniciativa, por meio de “crowdmap”, vai identificar as experiências espontâneas de cultivo agrícola urbano e peri-urbano e, desta forma, traçar um perfil das mesmas a partir da análise dos dados produzidos.

A chamada agricultura urbana ou peri-urbana é definida pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), como sendo o cultivo de espécies vegetais – incluindo-se frutas, verduras, legumes e plantas ornamentais – dentro dos limites das cidades e em suas regiões metropolitanas.

Para os moradores da região que quiserem contribuir com o mapa, basta enviar o relato, com ou sem foto, aqui. “Toda contribuição é bem vinda. Vale incluir até o seu vasinho de manjericão na categoria "Horta na Janela", de preferência com uma foto bem ilustrativa. O que queremos saber é o que BH planta, como e onde. Assim, mãos à Horta”, incentiva o grupo no site do projeto.

- Publicidade -

Apesar de não ser um movimento recente, é nítido que a importância do cultivo de hortas tem sido muito discutido. Com a quantidade de pessoas morando nas cidades e os espaços cada vez mais reduzidos, surgem novas maneiras de manter uma horta, veja uma delas aqui.

Redação CicloVivo

- Publicidade -