- Publicidade -

Projeto de conservação lança campanha “Tem Tatu Aqui”

O objetivo é chamar a atenção para os tatus brasileiros, ainda desconhecidos pela maioria da população.

O projeto Tatu-Canastra, realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e The Royal Zoological Society of Scotland, lança neste mês a campanha "Tem Tatu Aqui", em parceria com a SZB – Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. O objetivo é chamar a atenção para os tatus brasileiros, ainda desconhecidos pela maioria da população. A iniciativa aproveita o momento do país – que tem como mascote da Copa do Mundo de Futebol exatamente uma espécie de tatu (tatu-bola) – para falar da importância desses animais para a biodiversidade.

- Publicidade -

A ideia é ampliar o conhecimento sobre as espécies de tatus, difundindo informações sobre seu papel ecológico, despertando empatia e orgulho pelo fato destas espécies existirem em sua grande maioria em território brasileiro. Para isso, diversos materiais com informações sobre ecologia e biologia dos tatus foram desenvolvidos principalmente para o público infanto-juvenil, professores de escolas e educadores ambientais de zoológicos: cartilha, website, pôsteres, carteirinha de sócio do “time do tatu”, entre outras ferramentas que ajudarão a disseminar a informação sobre os animais de forma leve e divertida.

Outro objetivo da campanha é estimular a divulgação de pesquisas com essas espécies como o Projeto Tatu-Canastra, realizado na Fazenda Baía das Pedras (Pantanal-MS). O projeto dedica-se a estudar a espécie em seu habitat natural, buscando resultados inéditos tanto para a conservação da fauna como para a proteção do bioma.

O tatu-canastra é o maior dentre os tatus (pode chegar a 1,5 m de comprimento e pesar mais de 50 quilos) e por isso foi o escolhido como representante da campanha, dentre as dez espécies de tatus encontradas no Brasil. No país, os tatus estão distribuídos em praticamente todos os biomas. São animais, em sua maioria, de hábitos noturnos e principalmente crípticos, fatores que dificultam seu avistamento e conhecimento pela população, até mesmo em regiões de maior ocorrência.

A campanha “Tem Tatu Aqui” é liderada pelo pesquisador Arnaud Desbiez e pela presidente da SZB, Yara Barros. Para tornar a campanha uma realidade, eles contaram com a colaboração de diversos profissionais, jornalista, artistas, pesquisadores e a equipe da SZB, que pelo segundo ano consecutivo apoia uma campanha nacional por uma espécie. Em 2013, a SZB e diversos zoológicos brasileiros engajaram-se na campanha “Minha Amiga é uma Anta”, com grande repercussão com o público visitante.

- Publicidade -

Os zoológicos brasileiros, com seus 20 milhões de visitantes anuais, podem ser vistos como uma grande sala de aula que atinge pessoas de todas as idades e de diferentes níveis culturais e econômicos. Este ano, com a campanha “Tem Tatu Aqui”, a SZB pretende de maneira expressiva atingir este público numeroso e diverso, sendo mais um canal de disseminação de conhecimento.